Pular para o conteúdo

ORIGENS E HISTÓRIAS CULTURAIS DA FESTA DO DIVINO É O TEMA DA LIVE DESTE SÁBADO, 15

Dança da Fita, na Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga: movimento frenético e sincronizado, com concentração e graça, para fazer lindos trançados de fitas ao redor do mastro. Foto: Andrea Goldschmidt
“Caminhos do Divino”, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, promove neste sábado (15), às 10h, no perfil do projeto no Facebook, a live “Origens e histórias culturais da festa”, sobre a Festa do Divino de São Luiz de Paraitinga (SP), com a participação do historiador e ex-festeiro João Rafael Coelho Cursino dos Santos

O bate-papo faz parte da exposição virtual (www.caminhosdodivino.com.br) produzida pela fotógrafa e diretora artística Andrea Goldschmidt e premiada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural). Uma obra de arte interativa que retrata as diversas manifestações, danças, músicas, gastronomia, fé, tradição e religiosidade da Festa.

Neste sábado (15), a live terá a participação do historiador João Rafael Coelho Cursino dos Santos, sempre com moderação da produtora executiva do projeto Vandreza Freiria. Doutor e mestre em História Social pela USP (Universidade de São Paulo), graduado em bacharel e licenciatura em História, na mesma universidade, João Rafael atua como professor, músico, pesquisador e palestrante. Tem experiência em História da Cultura e Antropologia e já defendeu a tese “A Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga: o desafio da cultura popular na contemporaneidade”. Ele também foi festeiro da Festa do Divino, em 2017.

A série de lives segue até 29 de agosto, todo sábado, sempre às 10h, ressaltando temas diversos relacionados a esta importante e tradicional Festa, um dos símbolos do patrimônio imaterial da cultura paulista. Confira abaixo a programação das lives e participe!

SERVIÇO
Programação de lives
Quando: todo sábado, até 29 de agosto
Horário: das 10h às 11h
Onde assistir:  Caminhos do Divino (Facebook)

15 de agosto – “Origens e histórias culturais da festa”
Participante: historiador e ex-festeiro João Rafael Coelho Cursino dos Santos

22 de agosto – “As histórias por trás das Cavalhadas”
Participante: historiadora Esther Rapoport

29 de agosto – “Caminhos do Divino: história e resultados”
Participante: fotógrafa e autora do projeto Andrea Goldschmidt