Pular para o conteúdo

PROTOCOLO DO SEBRAE ORIENTA FEIRANTES PARA OPERAREM COM SEGURANÇA

Em várias cidades do país, as atividades econômicas estão sendo retomadas, neste momento de superação da crise gerada pelo coronavírus. Diferentes segmentos estão tendo de se adaptar às novas regras implementadas pelas autoridades de saúde com o objetivo de evitar o contágio pela Covid-19.

Um desses setores é o das feiras livres que, embora tenha permanecido em operação na maioria dos estados (por ser considerado uma atividade essencial), teve de se adequar aos novos tempos.

Pensando em orientar os donos de pequenos negócios para que possam retomar as atividades com mais segurança, o Sebrae preparou um conjunto de Protocolos que trazem orientações para os donos de micro e pequenas empresas. São documentos setoriais elaborados a partir das orientações das maiores autoridades nacionais e internacionais em saúde e com o apoio de entidades representativas desse segmento.

A primeira recomendação é para que os empreendedores estejam atentos às regras em vigor nas suas cidades. Com as dimensões territoriais do país e a diferentes realidades no enfrentamento à pandemia, as normas de funcionamento da economia podem variar bastante de uma cidade para outra.

Atenção ao espaço

O Protocolo de Retomada do Sebrae para as feiras livres, recomenda que os feirantes montem suas barracas em ambientes amplos, de preferência ao ar livre. Caso as feiras sejam realizadas em locais cobertos, é imprescindível tomar as medidas necessárias para que se mantenha um bom fluxo de ar.

Os feirantes devem fazer uso constante de sanitizantes para mãos (álcool em gel, por exemplo) e colocar o produto à disposição dos clientes. Além disso, é importante diminuir a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível minimizar o contato e manter o distanciamento de, no mínimo, 1,5m entre pessoas nas filas e em torno das barracas.

É recomendado que as prefeituras e organizadores alternem os dias das feiras livres para evitar aglomerações. Outra orientação feita pelo protocolo do Sebrae é para que os feirantes e seus colaboradores vistam uniformes somente no local de trabalho e não compartilhem suas vestimentas entre si.

Além disso, o acesso dos feirantes deve ser feito apenas pela parte de trás da barraca, evitando a circulação pelas laterais e frente. A ideia é sempre reduzir o contato.

É importante informar aos clientes que as barracas da feira são comprometidas com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros. Nesse sentido, é fundamental treinar permanentemente as equipes, para que todos possam falar sobre as medidas de segurança que estão sendo adotadas.

O consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, explica que é importante que o feirante realize a higienização constante dos objetos e de aparelhos como a maquininha de cartão, por exemplo, além de evitar algumas tradições de feiras como as degustações de produtos e a divulgação verbal. Além disso, ele ressalta a importância da comunicação das ações para o público.

“É preciso que o cliente se sinta seguro ao estar na feira, por isso é essencial comunicar e sinalizar todas as precauções realizadas. Quando você deixa claro e mostra esses cuidados esse se torna um diferencial para o negócio, trazendo mais chances de clientes voltarem para futuras compras”, explica.

Na capital do estado, Curitiba, as feiras livres voltam a funcionar nos finais de semana a partir deste sábado, dia 22, com a publicação de um decreto que flexibilizou algumas atividades econômicas na cidade. A Prefeitura e os feirantes já sinalizaram algumas mudanças que, também vão de encontro aos protocolos de retomada do Sebrae.

O feirante Sergio Koga vende pescados e atua nas feiras de terça a sábado. Ele explica que, para essa retomada, além dos próprios cuidados por parte da Prefeitura, como a instalação de totens de álcool gel em diferentes pontos da feira, também estabelecerá algumas preocupações em seu caminhão.

“Vamos respeitar o distanciamento de 1,5 metro e atender a no máximo três pessoas por vez. Sempre com máscaras e disponibilizando álcool em gel na bancada. Estamos preocupados com a saúde e bem estar de nossos clientes, para que eles possam comprar nossos produtos sem preocupação. Temos que nos adaptar a esses novos tempos”, ressalta.

Confira as principais orientações do Protocolo do Sebrae

Orientações aos feirantes

  • Alterne os dias de realização da feira e faça um revezamento dos feirantes no local, para evitar uma concentração muito grande de público e funcionários.
  • Antes da montagem das barracas e bancas, higienize todos os balcões, balanças e demais utensílios com desinfetante tipo álcool 70% e papel descartável. A desinfecção também pode ser realizada com uma solução de água sanitária.
  • Evitar o anúncio verbal de produtos disponíveis para comercialização. Isso reduz o risco de contaminação dos produtos por gotículas de saliva.
  • As balanças, bancada, máquinas de cartão e utensílios, devem ser higienizados antes da comercialização dos alimentos, e sempre que possível durante o funcionamento da feira.
  • Fica proibido o corte e a exposição de produtos como frutas, hortaliças ou outros alimentos prontos para consumo.
  • Não ofereça degustação dos produtos aos clientes.
  • Recomenda-se disponibilizar um funcionário exclusivo para efetuar as cobranças e a manipulação de dinheiro.
  • Na hora de o cliente realizar o pagamento, proceda com alguns cuidados:
    • Cubra a maquininha com filme plástico, para facilitar a higienização após o uso.
    • Demarque no chão as posições da fila para pagamento, estabelecendo o mínimo de 1m entre as pessoas.
    • Coloque um frasco com álcool em gel no caixa para clientes

Orientação aos Clientes

  • Oriente o cliente que antes de entrar em casa, é importante lavar e higienizar as rodas dos carrinhos de feira e retirar os sapatos.

Oriente os consumidores a lavarem frutas, legumes e verduras em água corrente e solução de água sanitária (1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária – em torno de 10 ml), ou produto similar para higienização de frutas e hortaliças, obedecendo as orientações do fabricante.