Pular para o conteúdo

DEZ DÚVIDAS DO BRASILEIRO NA HORA DE SOLICITAR UM EMPRÉSTIMO

A mudança dos últimos meses, trouxe a oportunidade para que algumas tarefas possam ser resolvidas de forma rápida e objetiva. Em meio ao caos, muitas pessoas perceberam a necessidade de encontrar uma forma de quitar as dívidas, e o empréstimo pessoal vêm como solução para suprir essa necessidade.

As solicitações por esse serviço só crescem, mas ao mesmo tempo, muitas pessoas que precisam dessa demanda acabam não solicitando por medo ou por não entenderem exatamente como o processo funciona. Por isso, João Figueira, Head de Operações da fintech Simplic, respondeu abaixo algumas dúvidas mais frequentes: 

1) O que é empréstimo?

O empréstimo é como um acordo, onde você solicita uma quantia financeira para uma instituição com a condição de pagar dentro de um certo prazo com acréscimo de juros. Muitas vezes o valor emprestado não precisa ter um destino fixo, ou seja, o solicitante pode usá-lo da maneira que achar melhor. 

2) Quais são os tipos de empréstimo mais comuns?

Existem diversos tipos de empréstimo, porém, dois modelos são mais conhecidos. Empréstimo pessoal onde a pessoa física pode solicitar, desde que não tenha o nome sujo e então o dinheiro será liberado diretamente em sua conta corrente com pagamento em parcelas por meio de boletos. Já a opção de crédito consignado, é oferecido ao cliente uma quantia e as parcelas de pagamento são descontadas na pensão, salário ou aposentadoria do solicitante.

3) Quem pode solicitar um empréstimo?  

Pessoas com CPF válido, maiores de 18 anos e com comprovação de renda. 

4) Vejo propagandas na TV, mas o que é uma fintech?

As fintechs são empresas tecnológicas que surgiram com o propósito de oferecer crédito de forma fácil, rápida e sem burocracia das instituições comuns, como os bancos.

5) Qual o melhor lugar para pedir um empréstimo nos bancos ou de forma online?

Uma das principais diferenças para esta pergunta, está nos juros de cada instituição. As fintechs conseguem oferecer taxas bem menores dos que as outras oferecidas por bancos físicos. Isso pode acontecer por conta da diferença na forma de trabalhar, em uma fintech não é preciso uma estrutura física ou uma equipe destinada apenas para esse serviço.

6) Meu nome está sujo, consigo pedir um empréstimo?

Muitas fintechs concedem créditos para todo tipo de perfil, como aposentados, pensionistas, profissionais autônomos, servidores públicos e negativados.Tudo dependerá do retorno da análise do seu perfil.

7) Quais são os documentos necessários para solicitar um empréstimo online?

Quase todas as fintechs, solicitam apenas documentos básicos como cópia do RG e CPF originais, comprovante de residência, comprovação de renda dos últimos meses e dados bancários como agência e conta. Nunca forneça senhas de cartão bancário ou de crédito.

8) Preciso depositar algum dinheiro antecipado para a liberação de crédito?

Nenhum valor é cobrado antes da sua aprovação. As taxas só passam a ser cobradas após a aprovação do empréstimo e somente depois que o dinheiro já estiver em sua conta. Ou seja, somente no dia das parcelas combinadas no momento de solicitação do empréstimo.

9) Quanto tempo demora para o meu empréstimo ser aprovado?

Após assinar digitalmente a proposta de crédito, a aprovação demora apenas alguns minutos após a solicitação. Em alguns casos, informações adicionais como validação da conta bancária ou extrato podem ser solicitadas, se este for seu caso o retorno acontecerá em algumas horas no mesmo dia da solicitação.

10) Com o empréstimo aprovado, quanto tempo demora para o dinheiro cair na minha conta?

Geralmente, após a aprovação do empréstimo realizado por uma fintech ou banco, o dinheiro cairá na conta após 24 horas úteis, exceto as propostas solicitadas de sexta, sábado ou domingo.