SEPARAR MENOS DE 1 HORA POR DIA, PODE SER DECISIVO PARA AFASTAR CRISES DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO

Posturas de Yoga ajudam a regular ação hormonal responsável pelo quadro de inquietude.

Um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro mostrou o crescimento do número de casos de depressão em quase 50% e de ansiedade em 80% desde o início da quarentena no Brasil. A boa notícia é que nas últimas décadas, diversos estudos médicos e científicos sobre o Yoga comprovaram sua grande utilidade no tratamento destas questões.

De acordo Priscilla Leite, professora de Yoga e criadora do Canal Pri Leite Yoga no Youtube, a prática do Yoga é uma ciência milenar que ajuda a criar uma conexão com o momento presente, silenciando medos e preocupações.

“A atividade combina mindfulness e meditação com movimentos suaves capazes de estimular hormônios que agem diretamente no sistema nervoso, trabalhando para acalmar e aquietar a mente e relaxar o corpo” – resume.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Yoga não é apenas alongamento e execução de posturas estranhas. No entanto, essas posturas podem colocar pressão sobre as diferentes glândulas e órgãos do corpo, ajudando-os a aumentar a produção de substâncias químicas que fazem com que o praticante se sinta melhor e até mais feliz.

Assim, as tensões, o aperto no peito e os pensamentos negativos, frequentes em quem possui síndrome do pânico e ansiedade, podem ser reduzidos pela prática regular de Yoga, que também ajuda a liberar a tensão muscular acumulada e a rigidez do corpo.

“A prática não promete resolver todos os nossos problemas, mas sem dúvidas nos ajuda a ter a calma necessária e discernimento para resolvê-los” diz Priscilla.

 

A Yogini, pioneira em ministrar aulas gratuitas de Yoga pela Internet, focou o conteúdo do seu canal em aulas exclusivas para este novo momento  e uma delas, é destinada para quem sofre com a ansiedade e quer encontrar nas posturas do Yoga os benefícios, veja clicando aqui.

Abaixo, algumas destas posturas para você começar a praticar hoje mesmo:

 

POSTURA DA CRIANÇA:

 

A postura da criança é ideal para todos, pois ela ajuda a desacelerar e a relaxar, fortalecendo o sistema imunológico.

 

Em um tapete de yoga, sente-se sobre os joelhos e os separe em uma distância maior que a dos quadris. Devagar caminhe o corpo para frente até encostar a testa no tapete.

Você irá sentir um alongamento nas costas e possivelmente nos quadris. A Intenção é que o aluno relaxe profundamente e se conecte com sua respiração, pois ela é aliada no equilíbrio do sistema nervoso.

 

POSTURA DO GATO E DA VACA:

 

Espalhe os dedos das mãos e as posicione na mesma distância dos punhos e o quadril na mesma distância dos os calcanhares. Ao inalar, leve o peito para frente e para cima, com a barriga sendo empurrada para baixo. Relaxe os ombros esticando a garganta e alongando o pescoço.

Na exalação, empurre o chão com as mãos arredondando a coluna. Leve o queixo em direção ao peito e o osso púbico em direção ao umbigo. Repita por quatro vezes as duas posturas. É importante focar na inspiração. Essa postura auxiliará no alívio de dores na coluna e também no sistema digestivo, além de promover relaxamento.

 

POSTURA DO CACHORRO OLHANDO PRA BAIXO:

 

Para realizar a postura do cachorro olhando para baixo, no tapete de yoga fique em uma posição de quatro apoios e posicione as bolas dos pés no chão, espalhe bem os dedos das mãos e eleve os glúteos para cima e para trás, mantendo os joelhos dobrados para alongar a coluna. Essa postura auxilia o sistema nervoso, circulação sanguínea e no processo de aumento da imunidade.

 

E se você se interessou, que tal uma aula relaxante sobre como aprender a respirar conscientemente? É através da respiração que mantemos nosso sistema nervoso saudável, evitando sentimentos de estresse e ansiedade. Neste vídeo a Yogini ensina como fazer: https://prileiteyoga.com.br/yoga-para-respiracao-pri-leite/

 

Sobre Priscilla Leite:
Priscilla vive em Los Angeles com o seu esposo Darren, fillho Oliver e cachorrinha Sky. Professora de yoga com formação em Vinyasa Flow, Hatha Yoga, Yoga para gestantes começou a ministrar aulas online em 2013 para uma plataforma de yoga americana. Pouco tempo depois, a empreendedora criou o canal Pri Leite Yoga, no You Tube, com aulas gratuitas, em português. Pioneira no segmento, suas aulas são divididas em categorias e semanalmente vídeos inéditos são postados. Todas as aulas são pensadas de acordo com as necessidades e feedback da comunidade do canal. Existe uma conexão real entre professora e as pessoas que praticam com ela. Para saber mais, acesse: www.prileiteyoga.com.br

Publicidade:
Anterior Reforma tributária: Por que escolher o SIMPLIFICA JÁ?
Próxima “Tenho Dor Lombar, Qual A Melhor Posição Para Dormir?” - Fisioterapeuta Explica