Pular para o conteúdo

Dia internacional da música: jovem cria podcast de rock durante a pandemia

Explorar a história do rock por meio da criação de um podcast foi a alternativa encontrada por Lorenzo Pillonetto, estudante curitibano da 3a série do Ensino Médio, para desenvolver habilidades de comunicação. A ideia surgiu durante a pandemia e está sendo útil para seguir os estudos e complementar as aulas on-line.

Assim nasceu o Rockcast, que apresenta a história do gênero ao longo das décadas, desde os anos 1950. Lorenzo já lançou o segundo episódio, sobre a década de 60 e está produzindo a terceira edição. “Antes de escrever o texto dos episódios, assisto a alguns vídeos sobre cultura, arte e música e aprendo muitas coisas”, comenta o estudante, que avisa: “os anos 1970 serão o assunto do próximo rockcast e o meu convidado será o meu professor de bateria Flavio Coimbra”. Na edição dos anos 80, a convidada será a professora de Inglês e Biologia do Colégio Marista Anjo da Guarda, Maria Tereza (a Tetê). E a quinta edição vai contar com a participação da cantora, compositora e guitarrista da cena local curitibana Johaine, que será a entrevistada para falar sobre os anos 90.

De acordo com o tutor Thiago Dombroski da Fonseca, o podcast se tornou uma alternativa de avaliação da Língua Portuguesa para o aluno. Pois dessa forma, ele pratica a escrita, coesão do conteúdo e até locução na prática. “Foi uma maneira de unir o útil ao agradável com certeza. Além disso, toda a família do Lorenzo gosta muito de rock e todos se envolveram para desenvolver o projeto”, explica.

A professora de Língua Portuguesa Ceres Oriana Scottini, do 9o ano e Ensino Médio do Colégio Marista Anjo da Guarda, de Curitiba (PR), conta que o aluno sempre foi muito ligado ao rock. “O primeiro podcast produzido foi sobre a Antiga Democracia, um projeto da turma. A partir daí surgiu a ideia de fazer um programa sobre o rock numa conversa com a família. Ele entende muito do gênero e a música é uma atividade que envolve a família inteira, promovendo uma verdadeira relação de troca e cumplicidade”, explica Ceres.

O Rockcast, que apresenta a história do gênero ao longo das décadas, está disponível em: https://open.spotify.com/show/68fPF3P7jg3zzdDXl1VN43.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.