Pular para o conteúdo

ROBERTINHO DE RECIFE UNE GRANDES NOMES DA MPB EM SÉRIE SOBRE A SUA TRAJETÓRIA COMO GUITARRISTA E PRODUTOR MUSICAL

Setembro de 2020 – O aprendizado virtuoso da música ainda na infância, a incursão como instrumentista nos Estados Unidos, na década de 1970, e a carreira de produtor do cancioneiro popular a partir da década seguinte.

Esses e outros elementos da trajetória de um dos principais guitarristas brasileiros é documentada na série “Robertinho de Recife? Robertinho do Mundo!”, que estreia no canal de TV por assinatura Music Box Brazil no dia de 5 de outubro, às 22h30.

Seu conteúdo é estruturado em depoimentos de grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Elba e Zé Ramalho, Fagner e Jorge Mautner, entre outros, no decorrer de 10 episódios, com exibições semanais.

 

O registro inaugural retorna a 1953 para abordar o nascimento e as primeiras fases da vida de Carlos Roberto Cavalcanti de Albuquerque, nome de batismo do músico que carrega sua cidade de origem em sua alcunha artística. Os primeiros passos com a guitarra são atribuídos a traumas pessoais.

O segundo episódio cobre a ida de Robertinho ao principal mercado da música mundial, os Estados Unidos, onde construiu seu nome estabeleceu algumas das principais bases de sua formação musical, com passagens por bandas de country e de blues.

 

O retorno ao Brasil, na década de 1980, é o tema do terceiro episódio, período em que Robertinho colaborou com artistas que se tornariam nomes de destaque da música brasileira. A lista inclui Fagner, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Zé Ramalho, Lailson, Paulo Rafael e Zé da Flauta.

Os primeiros sucessos no rádio são apresentados no quarto episódio, em que as habilidades e o talento de Robertinho na guitarra se destacam e dão uma nova direção ao instrumento na MPB. É o que reconhecem os guitarristas Edgar Scandura, Luís Carlini, Faísca e Armandinho em depoimentos ao seriado.

 

Profissional de múltiplos talentos, Robertinho do Recife se sobressaiu no mercado pela sua impressionante capacidade de compor. Caetano Veloso, Fausto Nilo, Zé Ramalho, Jorge Mautner e Fagner relatam no quinto episódio as inspirações e algumas curiosidades de faixas criadas em parceria com o homenageado.

O pioneirismo no heavy metal brasileiro é relembrado no sexto episódio por depoimentos de Andreas Kisser, do Sepultura, Marcelo Barbosa, do Angra e Edu Ardanuy, do Dr.Sin, ex parceiros de Robertinho na banda noventista Metalmania.

 

A fase em que o documentado se retira dos palcos para dedicar-se à produção musical é tema do oitavo episódio. Carlinhos Brown, Ivan Lins e Geraldo Azevedo dão detalhes do desenvolvimento de alguns dos cerca de 350 discos já produzidos por Robertinho.

 

O nono e penúltimo episódio retrata o retorno do músico aos palcos, depois de um infarto que quase o levou à morte. Há relatos de médicos que o acompanharam, sua esposa e companheira nesse período difícil e de músicos da banda que formou para sua nova temporada de shows. Conta também com a participação do falecido cantor de heavy metal André Matos, com quem estava preparando um novo trabalho.

 

A série termina com episódio que retrata a parceria celebrada pelo biografado com Zé Ramalho no já citado projeto Metalmania, focado no rock.

 

“Robertinho de Recife? Robertinho do Mundo!” é uma produção assinada pela Mil Artes, com direção de Claudia André, empresária de Robertinho.

 

SERVIÇO

SÉRIE DOCUMENTAL “ROBERTINHO DE RECIFE? ROBERTINHO DO MUNDO!”

Estreia: 5 de outubro

Canal de TV por assinatura: Music Box Brazil

Exibições inéditas: segundas-feiras, às 22h30

Último episódio: 7 de dezembro

Reprises: quintas-feiras, às 19h30; e domingos, às 14h

Temporada: 10 episódios de 30 minutos

Classificação indicativa: Livre

 

SOBRE O MUSIC BOX BRAZIL

O canal de TV por assinatura Music Box Brazil dedica 24 horas de programação voltada ao melhor da música brasileira. Exibe shows, videoclipes, documentários, entrevistas e programas exclusivos com promessas e consagrados nomes dos variados estilos da música nacional. Integra a Box Brazil, maior a programadora independente de canais brasileiros na TV paga, que alcança cerca de 36 milhões de pessoas diariamente. Também fazem parte desse grupo no território brasileiro: Prime Box Brazil (dedicado a conteúdos ficcionais), Travel Box Brazil (viagens) e FashionTV (moda). O Boom TV transmite filmes e séries dos grandes estúdios para Angola e Moçambique. O Music Box Brazil é distribuído por NET/Claro e Oi, entre outras operadoras do país, e na plataforma TeleUP no mercado internacional.