Pular para o conteúdo

CLIMA: Curitiba e São Paulo podem ter calor histórico hoje

Nesta sexta-feira, 2 de outubro, temperaturas de 40°C a 44°C poderão observadas e áreas dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Tocantins, Piauí, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

A cidade de São Paulo poderá registrar um novo recorde histórico de calor, superando a marca de 37,8°C do dia 17/10/2014.

Curitiba também poderá estabelecer novo recorde histórico de calor, superando a temperatura de 35,2°C em 17/11/1985.

As capitais Rio de Janeiro e Belo Horizonte podem ter o dia mais quente de 2020 até agora, com uma temperatura muito próxima do recorde histórico de calor. Para o Rio de Janeiro, o recorde histórico de calor é de 43,2°C, em 26/12/2012. O recorde atual de calor para o ano de 2020 para a cidade do Rio é de 40,2°C, no dia 27 de setembro, verificado na Marambaia.

Para Belo Horizonte, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, o recorde histórico de calor é 37,4°C em 22/10/2015. O recorde atua de calor para 2020 é de 36,5°C, considerando a medição da estação meteorológica do bairro Santo Agostinho, que opera desde março de 1910.

Frente fria derruba a temperatura em algumas capitais

Uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira, 2 de outubro, e até a noite chega ao litoral de São Paulo. Neste próximo sábado, 3, esta frente fria alcança o estado do Rio de Janeiro.

A passagem desta frente fria não vai acabar com o calorão pelo interior do Brasil, mas vai conseguir derrubar a temperatura em Curitiba, em São Paulo e no Rio de Janeiro já no sábado.

O fim de semana será marcado com muitas nuvens e temperatura amena em São Paulo, Curitiba e no Rio de Janeiro. Dá até para sentir um friozinho.

Já em Belo Horizonte, o ar esquenta ainda mais no sábado e o domingo será só menos quente.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.