Pular para o conteúdo

Sábado (17) é dia de vacina contra pólio

 

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação ocorre neste sábado, dia 17 de outubro de 2020, em todas as USFs, que funcionam das 8h às 17h para a vacinação em massa contra pólio e aplicação de outras doses que estiverem atrasadas, por isso é preciso levar a carteirinha.

A campanha já ocorre desde o dia 5  e se estende até o dia 30 de outubro, com foco principal nas doses contra a poliomielite, concomitante a Campanha Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Durante este período crianças e adolescentes, de até 15 anos, devem procurar as USFs mais próximas de suas residências para tomar as doses das vacinas previstas no calendário, especialmente os pacientes de até 5 anos incompletos, que recebem as gotinhas contra a pólio.

Os objetivos e benefícios da vacinação em massa são: reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país; oportunizar o acesso às vacinas; atualizar a situação vacinal; aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade; contribuir para o controle e eliminação e/ou erradicação da poliomielite.

No caso de  criança de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade  vacinação é  indiscriminada com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. A meta mínima é vacinar 95% do grupo alvo.

Para os adolescentes, menores de 15 anos a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente vem para: oportunizar o acesso às vacinas; atualizar a situação vacinal; aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade; diminuir a incidência das doenças imunopreviníveis e  contribuir para o controle, eliminação das doenças imunopreviníveis.

Só devem adiar a vacinação as pessoas que: apresentarem doenças agudas graves; tratamento com medicamentos em doses imunossupressoras; amamentação e vacina febre amarela e pessoas em uso de imunoglobulinas ou sangue.