Pular para o conteúdo

As festas de fim de ano de 2020 serão as mais saudáveis? Veja dicas para que elas sejam!

As festas de fim de ano de 2020 serão diferentes do que estamos acostumados: com celebrações familiares menores, sem grandes eventos todas as noites de dezembro e sem aquela mesa interminável de gostosuras na mesa do escritório. Isso significa que poderemos ter a temporada de festas mais saudável da história?

 

Se seus leitores estiverem interessados em aproveitar as oportunidades que nosso novo normal tem reservado para o fim deste ano, temos algumas sugestões de como as pessoas podem ter sucesso na busca por mais saúde na temporada de festas, elaboradas com base científica pelo Dr. Gary D. Foster, PhD, Chief Scientific Officer do WW Vigilantes do Peso.

#1 – MEXA-SE DE MANEIRAS QUE FAÇAM VOCÊ SE SENTIR BEM

O fato de estar preso pelas restrições da Covid e o estresse adicional do feriado só dão mais motivos para começar a se mexer. Um curto momento de atividade já pode ajudar a desestressar e melhorar o humor. Pesquisas mostram que quando nos exercitamos porque nos faz sentir bem, e não por obrigação, é mais provável que continuemos a fazê-lo. É tudo uma questão de encontrar o que funciona para cada um. Talvez seja dar uma caminhada rápida e energizante para terminar a tarde ou fazer uma sessão relaxante de ioga para descontrair antes de dormir. Ou talvez seja uma simples pausa de dez minutos para alongar entre as reuniões pelo Zoom! Comece onde você está e faça o que funciona para você. E lembre-se, todos os movimentos contam; alguns são melhores do que nenhum.

 

#2 – SABOREIE SUAS COMIDAS PREFERIDAS

O período de festas é um tempo de tradições que normalmente envolvem comer suas comidas preferidas e isso é uma realidade mesmo se você tiver como objetivo ser mais saudável. Durante essa época, especialmente neste ano, é importante ter perspectiva. Se você olhar para o calendário, existem mais oportunidades de comer saudável do que obstáculos. Permita-se aproveitar suas comidas preferidas quando você tiver vontade.

#3 – FALE COM VOCÊ MESMO COMO SE FOSSE UM AMIGO

Nós tendemos a ser mais duros com nós mesmos – especialmente quando nos deparamos com um obstáculo. Somos nossos piores críticos. Pesquisas têm mostrado cada vez mais que essa autocrítica exagerada não funciona. Na verdade, ela pode ser um entrave que impede o avanço, principalmente quando existe um desafio. É importante para a jornada de perda de peso se sentir positivo, não punitivo. Isso significa se tratar com carinho, acima de tudo quando você tropeçar. Como é possível fazer isso? Comece prestando atenção em como você fala com um amigo próximo ou alguém da sua família em momentos de dificuldade. Depois, na próxima vez que estiver enfrentando um momento difícil, tente falar consigo mesmo da mesma maneira.

 

#4 PRATIQUE A GRATIDÃO

Este ano, pode parecer mais desafiador do que nunca praticar a gratidão, mas isso pode fazer maravilhas para a sua saúde. Pesquisas descobriram que ser grato por grandes e pequenas coisas impulsiona a satisfação, o otimismo e o bem-estar com a vida e com as relações. Pode até ajudar a dormir melhor. Simplificando, expressar gratidão tem mostrado aumentar a felicidade. E pessoas mais felizes tendem a fazer escolhas mais saudáveis. Tente a seguinte atividade – são apenas cinco minutos:

Pense em três coisas que aconteceram com você nas últimas 24 horas. Podem ser coisas pequenas, como ouvir sua música favorita no rádio, ou grandes, como agendar as férias.
Escreva cada coisa em um papel e descreva com o maior número de detalhes possível. Inclua onde aconteceu, em que momento do dia, com quem você estava, e até o que você estava vestindo.
Perceba como você se sentiu durante e depois de ter vivenciado essa coisa boa. Você ficou fascinado? Surpreso? Animado?
No fim, o que importa mesmo? Não espere para se sentir grato – comece agora mesmo!

Dr. Gary Foster, Ph.D., é o Chief Scientific Officer da WW. Ele é psicólogo e um estudioso da obesidade especializado em mudança de comportamento. Autor de mais de 175 publicações científicas e três livros, Gary supervisiona o programa de base científica WW Vigilantes do Peso e suas inovações, além das iniciativas de pesquisa clínica da empresa.