O verão e os cuidados na alimentação das gestantes

A estação mais quente do ano já se aproxima e especialista orienta sobre os principais pontos de atenção para as grávidas

Alimentar-se de maneira saudável e manter a prática regular de atividades físicas são quesitos importantes em todas as fases da vida, mas em especial na gestação. O adequado desenvolvimento do bebê e a manutenção da saúde da mãe, incluindo a produção de leite, dependem diretamente de uma dieta equilibrada e da correta ingestão de líquidos, principalmente em períodos de altas temperaturas, como o verão, que terá início em 21 de dezembro.

Bruna Pavão, consultora nutricional da marca Cuida Bem, orienta que a gestação requer uma atenção específica com as escolhas alimentares. Por exemplo, é necessário evitar o excesso de açúcar, cereais refinados, alimentos gordurosos e industrializados, frituras e bebidas alcoólicas, pois podem favorecer o ganho excessivo de peso e, consequentemente, aumentar o risco de diabetes gestacional. “Além disso, alimentos como esses não fornecem nenhum nutriente essencial para a saúde”, diz a especialista.

Ainda mais no verão, a consultora afirma que é preciso estar atento ao suprimento das necessidades individuais de vitaminas e minerais, sendo estritamente necessário manter o consumo de um cardápio equilibrado, com proteínas, carboidratos, fibras e gorduras boas. “Assim, torna-se mais fácil o desenvolvimento correto do feto, reduzindo as chances de complicações. No entanto, é importante dizer que não existe um alimento completo, por isso, deve-se variar o cardápio e combinar os alimentos, para que suas interações se complementem. Um exemplo é o consumo do arroz e feijão, que, juntos, oferecem aminoácidos essenciais para o corpo, sendo uma ótima fonte proteica.”

Bruna também específica que comidas mais frescas, como saladas e frutas, são boas opções para aliviar a sensação de calor durante a estação mais quente do ano. “Uma dica é a receita especial de chia pudding de manga*, com o toque da cocada Cuida Bem. Leve e fácil de preparar, até porque as gestantes devem evitar gastar muito tempo de pé na cozinha em preparos demorados.”

Por outro lado, há alimentos comumente consumidos durante o verão que precisam ser evitados na gestação, como carnes cruas e frutos do mar. De acordo com a consultora nutricional, podem ser perigosos pelo potencial de conter parasitas que roubam do corpo os nutrientes necessários para o crescimento saudável do bebê.

Também nessa fase da vida, é importante que as refeições sejam feitas preferencialmente em casa, devido à insegurança alimentar de alguns restaurantes. “Se não tiver outra opção, o indicado é tomar um cuidado maior com determinados alimentos, como saladas e carnes malpassadas, que podem transmitir doenças capazes de causar prejuízos à saúde do feto, como a toxoplasmose”, explica Bruna.

Outro ponto de atenção para as gestantes é que, em estações quentes, é indicado que o consumo de água seja superior a dois litros por dia. Pois, conforme explica a consultora, além de repor o que foi perdido no suor, a ingestão hídrica para grávidas é fundamental para manter os níveis adequados do líquido amniótico, essencial para a vida intrauterina do bebê.

Diabetes gestacional

Diversas mulheres quando engravidam ficam receosas em desenvolver a diabetes gestacional, que pode ou não persistir após o parto. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, é o problema metabólico mais comum e tem prevalência entre 3% e 25% das gestações. Mas é possível prevenir.

Para evitar o surgimento desse quadro – que consiste em uma alteração no metabolismo dos carboidratos, resultando em hiperglicemia – é importante que a gestante tenha atenção, entre outros pontos, à adequada ingestão de água filtrada no intervalo entre as refeições.

Quanto à alimentação, deve ser fracionada ao longo do dia. “O indicado é que diariamente sejam feitas, pelo menos, três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois ou três lanches saudáveis, evitando intervalos maiores do que três horas”, indica a consultora nutricional. Ainda segundo ela, o ideal é apreciar cada refeição, comendo devagar e mastigando bem os alimentos, concentrando-se e evitando ambientes de estresse ou distrações, como, por exemplo, o uso de dispositivos eletrônicos.

Outra orientação é prestar atenção no consumo excessivo de carboidratos com alto índice glicêmico, como pão e arroz branco, e açúcares, principalmente o refinado, já que, quando consumidos de forma exacerbada, podem, sim, levar a diabetes gestacional. Bruna também afirma que é importante que as gestantes tomem maior cuidado com as refeições no café da manhã, pois é nesse período que as alterações nos níveis de açúcar do sangue tendem a aumentar, devido às alterações hormonais mais comuns a essa hora.

 

* Receita Chia Pudding de Manga

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) de leite de coco⠀

– 6 colheres (sopa) de chia⠀

– 2 colheres (sopa) de açúcar demerara ou adoçante de preferência (opcional)⠀

– 1/2 manga picada⠀

– 2 unidades de Cocada Cuida Bem⠀

Modo de preparo:

– Separe dois copos fundos ou taças de sobremesa;

– Em cada copo ou taça, acrescente 1 xícara de leite de coco, 3 colheres de chia e mexa bem;

– Em seguida, se desejar, adoce com uma colher de açúcar demerara ou o adoçante que preferir, e mexa novamente;

– Leve à geladeira e deixe por, no mínimo, 8 horas, para ganhar consistência de pudim;

– Finalize com um pouco de manga picada e 1 cocada Cuida Bem picadinha para recipiente.

Sobre a Santa Helena

Desde 1942, quando foi criada por José Marques Telles, a Santa Helena trabalha para levar aos lares brasileiros e de países como o Japão, Uruguai e Estados Unidos produtos de qualidade e inovadores à base de amendoim, prontos para o consumo.

Atualmente, a empresa mantém um portfólio diversificado e com marcas consagradas, tal como a Paçoquita e o Mendorato, itens que são referência de mercado. Mantém ainda uma linha completa de alimentos saudáveis, a marca Cuida Bem. No total, a indústria tem 160 produtos.

Com sede em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, a companhia conta com mais de mil colaboradores e está entre as melhores empresas para se trabalhar e iniciar a carreira, segundo guia elaborado pela Você S/A. Saiba mais acessando www.santahelena.com.

Dezembro | 2020

Anterior Mais de 100 milhões de pessoas já aderiram ao PIX! Saiba por quê!
Próxima As festas de fim de ano de 2020 serão as mais saudáveis? Veja dicas para que elas sejam!