Pular para o conteúdo

O verão e os cuidados na alimentação das gestantes

Alimentar-se de maneira saudável e manter a prática regular de atividades físicas são quesitos importantes em todas as fases da vida, mas em especial na gestação. O adequado desenvolvimento do bebê e a manutenção da saúde da mãe, incluindo a produção de leite, dependem diretamente de uma dieta equilibrada e da correta ingestão de líquidos, principalmente em períodos de altas temperaturas, como o verão, que terá início em 21 de dezembro.

Bruna Pavão, consultora nutricional da marca Cuida Bem, orienta que a gestação requer uma atenção específica com as escolhas alimentares. Por exemplo, é necessário evitar o excesso de açúcar, cereais refinados, alimentos gordurosos e industrializados, frituras e bebidas alcoólicas, pois podem favorecer o ganho excessivo de peso e, consequentemente, aumentar o risco de diabetes gestacional. “Além disso, alimentos como esses não fornecem nenhum nutriente essencial para a saúde”, diz a especialista.

Ainda mais no verão, a consultora afirma que é preciso estar atento ao suprimento das necessidades individuais de vitaminas e minerais, sendo estritamente necessário manter o consumo de um cardápio equilibrado, com proteínas, carboidratos, fibras e gorduras boas. “Assim, torna-se mais fácil o desenvolvimento correto do feto, reduzindo as chances de complicações. No entanto, é importante dizer que não existe um alimento completo, por isso, deve-se variar o cardápio e combinar os alimentos, para que suas interações se complementem. Um exemplo é o consumo do arroz e feijão, que, juntos, oferecem aminoácidos essenciais para o corpo, sendo uma ótima fonte proteica.”

Bruna também específica que comidas mais frescas, como saladas e frutas, são boas opções para aliviar a sensação de calor durante a estação mais quente do ano. “Uma dica é a receita especial de chia pudding de manga*, com o toque da cocada Cuida Bem. Leve e fácil de preparar, até porque as gestantes devem evitar gastar muito tempo de pé na cozinha em preparos demorados.”

Por outro lado, há alimentos comumente consumidos durante o verão que precisam ser evitados na gestação, como carnes cruas e frutos do mar. De acordo com a consultora nutricional, podem ser perigosos pelo potencial de conter parasitas que roubam do corpo os nutrientes necessários para o crescimento saudável do bebê.

Também nessa fase da vida, é importante que as refeições sejam feitas preferencialmente em casa, devido à insegurança alimentar de alguns restaurantes. “Se não tiver outra opção, o indicado é tomar um cuidado maior com determinados alimentos, como saladas e carnes malpassadas, que podem transmitir doenças capazes de causar prejuízos à saúde do feto, como a toxoplasmose”, explica Bruna.

Outro ponto de atenção para as gestantes é que, em estações quentes, é indicado que o consumo de água seja superior a dois litros por dia. Pois, conforme explica a consultora, além de repor o que foi perdido no suor, a ingestão hídrica para grávidas é fundamental para manter os níveis adequados do líquido amniótico, essencial para a vida intrauterina do bebê.

Diabetes gestacional

Diversas mulheres quando engravidam ficam receosas em desenvolver a diabetes gestacional, que pode ou não persistir após o parto. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, é o problema metabólico mais comum e tem prevalência entre 3% e 25% das gestações. Mas é possível prevenir.

Para evitar o surgimento desse quadro – que consiste em uma alteração no metabolismo dos carboidratos, resultando em hiperglicemia – é importante que a gestante tenha atenção, entre outros pontos, à adequada ingestão de água filtrada no intervalo entre as refeições.

Quanto à alimentação, deve ser fracionada ao longo do dia. “O indicado é que diariamente sejam feitas, pelo menos, três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois ou três lanches saudáveis, evitando intervalos maiores do que três horas”, indica a consultora nutricional. Ainda segundo ela, o ideal é apreciar cada refeição, comendo devagar e mastigando bem os alimentos, concentrando-se e evitando ambientes de estresse ou distrações, como, por exemplo, o uso de dispositivos eletrônicos.

Outra orientação é prestar atenção no consumo excessivo de carboidratos com alto índice glicêmico, como pão e arroz branco, e açúcares, principalmente o refinado, já que, quando consumidos de forma exacerbada, podem, sim, levar a diabetes gestacional. Bruna também afirma que é importante que as gestantes tomem maior cuidado com as refeições no café da manhã, pois é nesse período que as alterações nos níveis de açúcar do sangue tendem a aumentar, devido às alterações hormonais mais comuns a essa hora.

 

* Receita Chia Pudding de Manga

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) de leite de coco⠀

– 6 colheres (sopa) de chia⠀

– 2 colheres (sopa) de açúcar demerara ou adoçante de preferência (opcional)⠀

– 1/2 manga picada⠀

– 2 unidades de Cocada Cuida Bem⠀

Modo de preparo:

– Separe dois copos fundos ou taças de sobremesa;

– Em cada copo ou taça, acrescente 1 xícara de leite de coco, 3 colheres de chia e mexa bem;

– Em seguida, se desejar, adoce com uma colher de açúcar demerara ou o adoçante que preferir, e mexa novamente;

– Leve à geladeira e deixe por, no mínimo, 8 horas, para ganhar consistência de pudim;

– Finalize com um pouco de manga picada e 1 cocada Cuida Bem picadinha para recipiente.

Sobre a Santa Helena

Desde 1942, quando foi criada por José Marques Telles, a Santa Helena trabalha para levar aos lares brasileiros e de países como o Japão, Uruguai e Estados Unidos produtos de qualidade e inovadores à base de amendoim, prontos para o consumo.

Atualmente, a empresa mantém um portfólio diversificado e com marcas consagradas, tal como a Paçoquita e o Mendorato, itens que são referência de mercado. Mantém ainda uma linha completa de alimentos saudáveis, a marca Cuida Bem. No total, a indústria tem 160 produtos.

Com sede em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, a companhia conta com mais de mil colaboradores e está entre as melhores empresas para se trabalhar e iniciar a carreira, segundo guia elaborado pela Você S/A. Saiba mais acessando www.santahelena.com.

Dezembro | 2020