Pular para o conteúdo

TECNOLOGIA É FERRAMENTA PARA AJUDAR NA CONQUISTA DO EQUILÍBRIO HUMANO

Se um aplicativo (app) que monitora gasto diário de calorias já faz uma diferença e tanto para “empurrar” o usuário a fazer pelo menos um exercício físico por dia para conseguir atingir a meta, imagine uma startup que promove o mesmo estímulo em mais 11 áreas da vida? Acaba de ser lançado o “RECONECT ME”, um anti-burnout para smartphone que provê desafios impactantes aos setores que a pessoa indica que precisa melhorar.

Segundo o idealizador Rodrigo Granja, todas as interações físicas, emocionais, perguntas e respostas contidas no “Reconect me” têm o objetivo de guiar e inspirar diariamente ações que incitem a pessoa a uma experiência sensorial.

“O ‘Reconect me’ quer contribuir para o equilíbrio do indivíduo como um todo. Sentimentos, emoções, atividades, saúde e hábitos dosados na medida certa direcionam a uma jornada de bem-estar”, justifica Granja.

O empresário, que sofreu de depressão entre 2016 e 2018, conta que trabalhava demais e não repartia o seu tempo para curtir a família, desenvolver a sua espiritualidade ou para cuidar-se.

“Eu me envolvi de tal forma com o trabalho que permiti que ele sugasse todas as minhas energias. Minha vida pendeu só para um lado e nunca se é feliz ou saudável assim”, explica Granja, que teve a ideia do aplicativo inspirada na sua própria vivência e superação.

“É claro que este aplicativo não substitui consultas com especialistas e médicos e recomendamos que o usuário busque ajuda destes profissionais caso tenha algum tipo de enfermidade física, emocional ou mental. No entanto, por reunir desafios fincados na ciência, a ferramenta é um apoio e um incentivo a quem quer organizar a própria vida”, salienta.

Como funciona

Com recursos tecnológicos de conexão com o corpo humano, o guia de jornada diária “Reconect me” é baseado em 12 áreas, como a Roda da Vida, criada por Paul J. Myer em 1960. A metodologia, de autoconhecimento que serve para a carreira e vida pessoal, é uma ferramenta muito utilizada em sessões de coaching.

Apresentada no papel como um círculo dividido em 12 partes, facilita a visualização de um panorama pessoal. Estão contemplados: Intelectual; Emocional e Autoestima; Felicidade; Carreira; Finanças; Ajuda ao próximo; Família; Amor e Afetividade; Convívio Social, Espiritualidade e Saúde e Lazer.

Entre os recursos tecnológicos utilizados estão Sons Bineurais (brain waves), Psicologia das Cores no cérebro (Neil Patel), Óculos VR e Wearables (camisetas conectadas ao app). Todos esses acessórios podem ser usados acoplados ao aplicativo.

O usuário escolhe, dentre as 12 áreas, as que deseja equilibrar e programa o horário do dia que o aplicativo deve avisar que é o momento para executar os desafios. Antes de iniciar a jornada, a pessoa deve incluir no aplicativo os dados vitais (FC – frequência cardíaca e PA – pressão arterial), sabidos anteriormente. A saber, os dados vitais devem ser mensurados em condições normais (repouso).

Antes de cada desafio, o aplicativo faz uma medição corporal (frequência cardíaca, pressão sanguínea e escaneamento corporal), além de perguntas científicas para saber como está se sentindo. E após completado o desafio, o “Reconect me” volta a aferir os sinais vitais e lança novas questões para registrar se o desafio causou impacto e melhora para o equilíbrio na área da vida correspondente.

“Os dados ficam armazenados durante a jornada na plataforma e a Inteligência Artificial ajusta os desafios, caso necessário, referenciando-se nas avaliações das medições corporais”, frisa Granja. Durante a jornada, o aplicativo fornece gráficos da evolução e sugestões de rearranjos conforme análises comportamentais.

Através do GPS do smartphone, o “Reconect me” grava o local e horário da realização do desafio, também com o objetivo de apontar quais são os locais mais propícios para a conquista dos seus objetivos de melhora.

À princípio, o aplicativo fornece uma jornada de 12 meses. O usuário pratica, por 21 dias, desafios na primeira área da vida que quer melhorar. No período seguinte, segue para outra seção e assim por diante, até finalizar os setores selecionados.

“Por exemplo: se você escolheu sete áreas da vida para melhorar, você terá sete meses sequenciais de propostas diárias com ações para 21 dias seguidos para cada divisão. Depois, os nove ou dez dias restantes do mês são de descanso e análises do que foi realizado”, esmiúça Granja.

Vale do Silício
A Startup “Reconect me” passou pelo programa de aceleração norte-americano Founder Institute, do Vale do Silício, unidade Campinas. Por quatro meses (setembro a dezembro 2020), Granja submeteu o projeto a outros colegas empreendedores da área de tecnologia e à mentoria integrada por dezenas de representadores e/ou fundadores de empresas de sucesso no mercado. Os mentores, que iniciaram seus negócios da mesma maneira anos atrás, representam hoje negócios como a Gympass, Privalia, Performa It, Dentro da História, Nano, Tração On-line, Live Here, Véritas, entre outras marcas já consolidadas.

Sobre Rodrigo Granja
Rodrigo Granja tem 44 anos, é de Campinas e formou-se como analista de sistemas na PUC Campinas, tendo conquistado em seguida o certificado Internacional em Gerenciamento de Projetos – o Project Management Professional -, pelo Project Management Institute (PMI).

No entanto, o contato com a área ocorreu bem antes, aos 13 anos, quando, empolgado com um curso de Wordstar e Lotus 123, iniciou a carreira como programador Clipper, função que exerceu até 1996 em diversas empresas na região de Campinas, sempre desenvolvendo sistemas sob encomenda.

Seus serviços atendem a qualquer segmento, oferecendo uma expertise maior no setor da saúde devido a inúmeros projetos realizados e implantados para este nicho de mercado.

Atualmente é proprietário também das outras empresas logithink, Organize-Here, Doctor-Plan, Callisto Paulista, Exx Tecnologia, Apps Plix LLC, Tech4Needy e Kombi4Fun, que somam mais de 100 colaboradores e mais de 300 clientes.