Pular para o conteúdo

Qual a relação entre obesidade e saúde mental?

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) revelou que um a cada quatro brasileiros está obeso – ou seja, 25,7% da população apresenta IMC acima de 30. Saúde Mental e Obesidade será o tema da live com André Dória, Psicólogo e Psicanalista, Mestre em Psicologia, Coordenador do Núcleo de Transtorno Bipolar da Holiste Psiquiatria e o cirurgião bariátrico Daniel Proença.

A conversa será transmitida no dia 31/03 às 20h no instagram da @holistepsiquiatria.

De acordo com André Dória, a relação com a alimentação pode ser um sintoma de ansiedade, compulsão e até diagnósticos mais complexos, como um quadro maníaco. Deste modo, o tratamento para a doença que afeta 2,3 bilhões de pessoas no mundo, integra os cuidados com o corpo e com a mente.

“Em uma época de culto à imagem, ao corpo perfeito, tratar dos aspectos psíquicos, médicos e culturais que envolvem o tema da obesidade não só é atual, como necessário”, completa Dória.

A saúde mental pode ser decisiva para a indicação da cirurgia bariátrica. Atualmente, 0,5% da população de portadores de obesidade grave no Brasil contam com recomendação para o tratamento cirúrgico. Durante a conversa, os especialistas vão abordar as indicações e contraindicações psíquicas da cirurgia e abrir espaço para perguntas e interação com o público.

SERVIÇO
O que: Live da Holiste
Tema: Saúde Mental e obesidade
Quando: 31 de março (quarta-feira), às 20h
Onde: Instagram (@holistepsiquiatria)

Sobre a Holiste   

A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, que atua há 20 anos no mercado baiano. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), ambas unidades localizadas no bairro da Pituba.

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br