Exercitando o olhar de arquiteto: Saiba como aproveitar espaço de ambientes pequenos

Os espaços pequenos podem ficar super aconchegantes caso sejam aproveitados corretamente

Precisar decorar ambientes pequenos pode ser um verdadeiro desafio, mas o que você não sabe é que eles podem ser bem aproveitados. Salas, banheiros, quartos e varandas mais compactas podem ficar lindas e com espaço de sobra.

Neste artigo, você vai aprender a deixar o seu espaço de cara nova. Veja a seguir como aproveitar melhor o seu ambiente com dicas simples, práticas e certeiras!

O planejamento é essencial

Planejar é a primeira coisa que se deve fazer para aproveitar totalmente os espaços pequenos. Antes de tudo, pegue a sua fita métrica e tire as medidas do ambiente que você quer otimizar.

Com base nas dimensões, pense em como esse ambiente vai ser ocupado, qual é o melhor tamanho para os móveis e como eles vão ficar distribuídos. Essa etapa é importante para evitar a compra de itens que ocupam espaço demais.

Móveis sob medida, compactos e multiuso

A escolha por móveis feitos sob medida pode ser uma boa solução para o seu lugar. Use as proporções que você pegou no tópico passado! Os itens planejados se encaixam perfeitamente no lugar e evitam o desperdício de espaço.

 

Os móveis planejados mudam totalmente o ambiente. O lugar fica mais bonito, bem aproveitado e super aconchegante. O que um pouquinho de planejamento não faz, né?

Além dos móveis sob medida, há também os compactos. Eles são pensados desde a sua fabricação para ocupar espaços pequenos, assim como as mobílias funcionais. Com um toque de minimalismo, esses itens são muito úteis e cômodos!

Veja abaixo um exemplo de móvel compacto e multifuncional, perfeito para espaços pequenos e aconchegantes:

 

Use prateleiras e nichos

Se o seu espaço é pequeno e você quer organizar os seus objetos, prefira colocá-los nas paredes. Desse jeito, o meio do seu corredor, quarto ou sala vai ficar livre para se mexer mais fácil ou para colocar outros móveis.

As prateleiras e nichos podem ser de aço, madeira, acrílico ou outro material. Esses itens são ótimos para organizar coisas e deixar o seu espaço mais charmoso e organizado, além de otimizado, claro.

 

Portas de correr

Portas de correr, embutidas ou não, facilitam muito a organização do ambiente compacto. Elas têm o movimento rente à parede e não ocupam muito espaço quando são abertas.

Esses tipos são facilmente instalados e, por terem modelos de vários materiais, dão ao lugar um leve charme. Com o espaço que seria ocupado pela porta de abrir, é possível colocar uma mesa, em casos de escritórios, por exemplo.

Em quartos pequenos, a cama pode ficar mais perto da parede. Guarda-roupas, cômodas, mesinhas e cadeiras podem ficar atrás da porta que não vai atrapalhar na sua abertura. Legal né,?! 

 

Na imagem acima podemos ver que a cama está relativamente perto da porta de correr, mas isso não é nenhum empecilho! O quarto ganha mais espaço, organização e comodidade com essa dica.

Ambientes integrados

Criar ambientes integrados é uma estratégia que gera a sensação de espaço e amplitude. Uma solução muito usada é a união da sala de jantar com a sala de estar, que garante um cômodo amplo e aconchegante.

 

Para que isso aconteça, é preciso evitar barreiras físicas entre os ambientes. Ou seja, usar móveis baixos, tapetes e aparadores. Isso ajuda a aumentar o espaço, tornando-o mais aconchegante e bonito.

Ilusões

A ilusão de ótica é uma das técnicas mais usadas para criar a sensação de um ambiente maior do que ele realmente é. A iluminação pode ajudar a gerar espaços leves e arejados.

Caso seja possível, deixe os raios solares entrarem nesse ambiente. Para lâmpadas, escolha as de cor branca, luzes amarelas devem ser colocadas em luminárias isoladas, perto de quadros, por exemplo.

Os espelhos também colaboram bastante, eles passam a impressão de aumento do espaço. O lugar que eles estão posicionados em um cômodo pequeno pode fazer com que o espaço pareça mais amplo.

 

Agora que você já viu como aproveitar o seu espaço, é hora de transformar o seu ambiente! Pegue as dicas que foram apresentadas, una com o seu gosto de decoração e inove sem medo.   

Anterior Moda pijama, mulheres gritam liberdade e mudam estilo com a pandemia
Próxima Dia do Churrasco: cinco truques para uma boa churrascada em casa