Pular para o conteúdo

GUIA BÁSICO DE TERMOS EM INGLÊS PARA ACOMPANHAR AS OLIMPÍADAS DE TÓQUIO

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 já estão batendo na porta após adiamento em um ano devido à pandemia de covid-19. A abertura do maior evento esportivo do mundo foi sexta-feira, dia 23, no Estádio Olímpico de Tóquio.

Para acompanhar a delegação brasileira de mais de 300 atletas, as competições deverão ser exibidas durante as noites, madrugadas e manhãs aqui no Brasil  devido ao fuso-horário, Tóquio, sede dos Jogos Olímpicos, está 12 horas à frente do horário de Brasília, seguido em boa parte do país

O momento em que os maiores atletas do mundo competem entre si, irá até o dia 8 de agosto, quando teremos a cerimônia de encerramento. Até por isso, ao englobar o planeta inteiro, muitos termos e expressões são colocadas em uma língua padrão, que neste caso é o inglês, para uma maior compreensão do público.

Para entender um poucos de termos gerais e específicos de alguns esportes, Anna Carolyna Diniz, a teacher dos famosos, explica mais sobre do que estará acontecendo durante a realização dos jogos.

Termos em geral das partidas e competições 

Fair Play — O Fair Play é o respeito e o jogo limpo pelos outros são valores essenciais. No tocante ao esporte, o conceito tem ligação com ética, ou seja, os atletas devem jogar de maneira que não prejudiquem o oponente de maneira intencional.

Match Point —  Match Point, como a tradução livre indica, é o ponto que caso jogador que está liderando ganhe, levará à vitória da partida.

Overtime — Overtime significa “Ao longo do tempo”, mas é utilizado como termo para prorrogação, podendo ser também utilizado como Extra Time.

Line Up — Semelhantemente do que vemos em festivais de música, quando temos todos os cantores que vão participar. No caso das Olimpíadas, temos todos os atletas que vão participar diretamente do jogo ou aqueles que estão na reserva.

Doping — O doping é o uso de drogas, substâncias ou métodos não legais para melhorar o desempenho dos atletas. Ela é uma ameaça à integridade dos atletas “limpos”, a reputação do esporte e também ao Fair Play.

Natação

Medley — O Medley é a junção dos quatro estilos da natação: crawl (estilo livre), costas, peito e borboleta. Nas competições de revezamento a ordem se altera e passa a ser costas, peito, borboleta e crawl. Dessa forma, o primeiro atleta parte de dentro d’água e os demais do bloco de partida.

Voleibol

Ace — Um saque em que a bola aterrissa diretamente a quadra do oponente sem ser tocada pelo adversário, assim como em outros esportes como no tênis.

Boxe

Jab — O Jab é  um movimento de soco desferido com a mão da frente da guarda. É o golpe mais utilizado tendo em vista que utiliza menos energia, controla o ritmo e a distância da luta.

Atletismo

Sprint — Aceleração imposta pelos corredores nos últimos metros da corrida.

Sobre a Anna Carolyna Diniz:

Fundadora da BeFaster – School of English, instrutora de língua Inglesa desde 2003 e criadora do método “Transforme o seu Inglês”.

Trabalhou em NYC como interprete auxiliando deficientes visuais brasileiros à adquirir cão guia nos Estados Unidos.

Master e Practitioner em PNL pela Sociedade Brasileira de Programação

Neurolinguística. Formada em Hipnose Ericksoniana e coach através da

Sociedade Brasileira de Coaching em 2016.