VACINA COVID: Prefeitura de Guaíra realiza “Dia V” sábado (16)

Vacinação em massa será para as doses previstas no Calendário Básico e pessoas acima de 18 anos que perderam o agendamento de 2ª e 3ª dose da vacina contra Covid-19

O Dia “V” da campanha de vacinação, com a aplicação das vacinas previstas no Calendário Básico será realizado neste sábado, 16 de outubro. Esse ano, por iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, o dia “D” foi alterado para dia “V” significando vacina, melhor forma de prevenção de doenças imunopreveníveis – patologias que podem ser evitadas com vacinas.

A Secretaria de Saúde informa que desde o dia 1º de outubro já vem realizando a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes até 15 anos. Até o dia 29 de outubro, este público poderá procurar os Postos de Saúde, em horário normal, para receber  e atualizar os imunizantes que compõem o Calendário de Vacinação desta faixa etária.

O “Dia V” no sábado, dia 16, ocorre para aumentar a cobertura vacinal e como forma de sensibilizar a população sobre a necessidade participar do Programa Nacional de Imunização, tomando todos os imunizantes disponibilizados gratuitamente via SUS.

Outro objetivo é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e jovens e reforçar a proteção contra doenças como catapora, caxumba, poliomielite (paralisia infantil), sarampo e tuberculose.

Também há imunizantes contra enfermidades como coqueluche, febre amarela, rubéola, hepatites A e B, meningite C e contra o vírus HPV.

É importante que essa faixa etária – as crianças e adolescentes menores de 15 anos –  compareçam às Unidades de Saúde da Família (PSFs) levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou, se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado no Calendário Básico de Vacinação.

Covid-19

Neste dia podem ser vacinadas as pessoas acima de 18 anos que perderam o agendamento de 2ª e 3ª dose da vacina contra Covid-19. Entretanto este público específico será vacinado apenas na Secretaria de Saúde, avenida 9 esquina com a rua 20.

Anterior SEBRAE e SENAC em parceria com Prefeitura de Guaíra oferecem cursos on-line gratuitos
Próxima Grupo SBF abre 2.600 vagas para fim de ano em todo o Brasil