Especialista revela dicas para uma alimentação saudável na infância

Má alimentação pode ocasionar deficiências nutricionais que afetam diretamente os aspectos emocionais, intelectuais e físicos do desenvolvimento infantil
Foto de Greta Hoffman no Pexels
Uma alimentação saudável é importante em todas as fases da vida, mas na infância merece uma atenção ainda maior, já que a criança está em processo de crescimento e desenvolvimento. É neste momento que os pequenos precisam de todos os nutrientes para promover saúde e prevenir doenças.

A coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Liliany Faicari, destaca que uma dieta desbalanceada e pobre em nutrientes, normalmente decorrente de uma má alimentação, pode ocasionar deficiências nutricionais que afetam diretamente os aspectos emocionais, intelectuais e físicos do desenvolvimento infantil. “Uma alimentação saudável proporciona a manutenção das funções orgânicas necessárias para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, mantendo a atenção, foco, concentração e aprendizagem de forma geral”, pontua.

A especialista destaca que uma alimentação saudável também impacta positivamente o estado emocional da criança de forma comportamental. “O consumo de vitaminas, minerais e gorduras saudáveis pode ajudar nas funções cerebrais e controlar as emoções, impactando o humor e a felicidade da criança”, detalha.

No entanto, inserir esses alimentos na rotina infantil pode ser um verdadeiro desafio para os pais e familiares, especialmente devido à falta de tempo e à correria do dia a dia. Mas Liliany ressalta que manter uma alimentação saudável não é algo tão complicado. “O tempo que os pais precisam para abrir um pacote de bolacha é o mesmo levado para se descascar uma banana”, exemplifica.

Para iniciar uma mudança na dieta, o primeiro passo é ser exemplo para os filhos, segundo a especialista. “É indicado que os pais tenham como base a alimentação natural, evitem ao máximo industrializados e, pensando em aspectos comportamentais, não tentem substituir amor e afeto por guloseimas. Isso pode verdadeiramente prejudicar muito a saúde da criança”.

A nutricionista indica 12 passos para alimentação infantil saudável. Confira:

1. Amamentar até 2 anos ou mais, oferecendo somente o leite materno até 6 meses;

2. Oferecer alimentos in natura ou minimamente processados, além do leite materno, a partir dos 6 meses;

3. Oferecer água própria para o consumo à criança em vez de sucos, refrigerantes e outras bebidas açucaradas;

4. Oferecer a comida amassada quando a criança começar a comer outros alimentos além do leite materno;

5. Não oferecer açúcar nem preparações ou produtos que contenham açúcar à criança até 2 anos de idade;

6. Não oferecer alimentos ultraprocessados para a criança;

7. Cozinhar a mesma comida para a criança e para a família;

8. Zelar para que a hora da alimentação da criança seja um momento de experiências positivas, aprendizado e afeto junto da família;

9. Prestar atenção aos sinais de fome e saciedade da criança e conversar com ela durante a refeição;

10. Cuidar da higiene em todas as etapas da alimentação da criança e da família;

11. Oferecer à criança alimentação adequada e saudável também fora de casa;

12. Proteger a criança da publicidade de alimentos.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.com e blog.anhanguera.com.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.168 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: https://www.kroton.com.br

Anterior 5 maneiras de gerar renda extra vendendo pela internet
Próxima Shampoos antiqueda funcionam? Tricologista explica sobre este tratamento para queda de cabelo