Dia Nacional do Livro: 9 passos para escrever e publicar seu primeiro livro

Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores, separou algumas dicas para quem deseja ser um escritor

O Dia Nacional do Livro surgiu em homenagem à primeira biblioteca brasileira. No dia 29 de outubro de 1810, D. João VI trouxe ao Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, fundando então a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Para celebrar a data e incentivar ainda mais os novos escritores e o surgimento de novas obras, Ricardo Almeida, escritor e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, elaborou um passo a passo essencial para quem deseja escrever seu primeiro livro e faz o convite: “Publicar um livro nunca foi tão acessível quanto hoje e boas histórias merecem ir para o mundo. Aproveite”.

Confira o passo a passo:

Passo 1: Claro, é ter uma história para escrever;

Passo 2: Leitura crítica: deve ser feita por um profissional que pode ser contratado e que levante pontos a ser retrabalhados ou ajustados na obra;

Passo 3: Revisão ortográfica-gramatical: fundamental para que o livro seja bem recebido pela comunidade de leitores;

Passo 4: Projeto gráfico e capa;

Passo 5: Conversão para formato EPub: é o formato ideal para a versão eletrônica do livro;

Passo 6: Registro de ISBN: essencial para que livrarias revendam o título. No Clube de Autores, por exemplo, com o registro é possível disponibilizar sua obra nas maiores livrarias e marketplaces do país;

Passo 7: Organização de campanha de lançamento (incluindo noite de autógrafos): esse é o tipo de trabalho fundamental que precisa ser encabeçado pelo próprio autor.

Passo 8: Lançamento em plataformas de autopublicação digital: “No Clube de Autores, publicar desse modo é gratuito e pode ser em formato impresso e ebook. À medida que as vendas forem acontecendo, nós vamos imprimindo e entregando e, claro, prestando contas online ao autor sobre seus direitos autorais”, explica Ricardo.

Passo 9: Não ache que o trabalho termina ao publicar a obra.

“O Escritor precisa ter em mente que, se não assumir o papel de empresário de si mesmo, cuidando da divulgação, dificilmente terá sucesso. Sendo assim, minha recomendação é que mergulhem na Internet, achem o mundo de conteúdo que já está disponível para ajudá-los nessa missão, arregacem as mangas e trabalhem. Uma boa história aliada a um trabalho estratégico tem um potencial de sucesso”, finaliza o CEO.

Sobre o Clube de Autores
Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina. Hoje, a plataforma on demand representa cerca de 27% de todos os livros publicados no Brasil no último ano. Além disso, oferece uma gama de serviços profissionais para os autores independentes que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura.

Anterior Concurso PM-SP: inscrições começam nesta segunda-feira (25); saiba como se preparar
Próxima Psicóloga avalia a essencialidade da Educação Emocional desde o ensino básico