Pular para o conteúdo

Saiba qual seu tipo de cabelo cacheado e descubra e como cuidar dele

Foto de RODNAE Productions no Pexels

Os cabelos cacheados têm diferentes graus de curvatura, que podem definir os diversos tipos de cachos. A tricologista e docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), Viviane Coutinho, destaca três tipos: os cachos soltos, os fechados e os muito fechados.

“Os cachos soltos são aqueles naturalmentes mais largos e regulares, bem formados e redondos, e geralmente são finos. Já os cachos fechados se caracterizam por serem estreitos e bem formados, mais fechados que os cachos soltos e mais grossos, tendendo a ficar armado”, explica ela.

Viviane completa a explicação com o tipo de cacho muito fechado, que tende a ser o mais padronizado.

“Existe também o tipo de cacho muito fechado, esse é estreito, tendendo a ficarem grudados uns nos outros, porém apresentam um padrão bem definido”, complementa.

A tricologista conta que pelo fato de cabelos cacheados geralmente possuírem menos oleosidade, é importante se atentar aos cuidados com os fios.

“Os cabelos cacheados formam cachos bem definidos ao longo dos fios, dessa forma, dificilmente ele será oleoso, pois o formato impede que a oleosidade produzida na raiz chegue até as pontas. Consequentemente, os cabelos ficam mais secos, frágeis e arrepiados, exigindo maiores cuidados”, conta Viviane.

Ela explica que existe uma forma correta para cuidar de cada cabelo, respeitando o formato do cacheado, textura e espessura.

“Muitas vezes, a mudança de sua natureza original são comprometidas por conta das condições de nutrição que influenciam na composição proteica do cabelo, provocando diminuição no diâmetro das fibras, perda de pigmentação, brilho, força, comprimento e número de fios. Alguns cuidados para os fios são: a lubrificação dos fios com produtos de qualidade, e a realização de um detox para remover a oleosidade presente no couro cabeludo”, esclarece.

Viviane Coutinho conta que é essencial fazer um cronograma capilar para tratar os fios, mas os cuidados com um profissional são essenciais, pois estes farão uma análise específica do seu tipo de cabelo e implantarão um protocolo especial voltado para seus cachos, com tratamentos de reposição e limpeza do couro cabeludo.