Pular para o conteúdo

Como aumentar a imunidade? Fitoterápicos podem contribuir

Foto de Anna Pou no Pexels

Manter a imunidade alta é fundamental para evitarmos que doenças e infecções se instalem no nosso organismo. Independentemente da idade, a imunidade tem papel fundamental na saúde, porém crianças e idosos devem elevar os cuidados.

Medicamentos fitoterápicos são grandes aliados para o aumento da imunidade, fonte de saúde que vem desde os tempos primórdios, em que as atividades produtivas da sociedade primitiva, estavam mais presentes ao cultivo de alimentos e ervas.

‍A docente, Cinthia Madeira de Souza, do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera explica o que são os fitoterápicos e quais as vantagens possíveis ao utilizá-los “Fitoterapia é uma prática milenar praticada por diversos povos, porém, difundida pelos chineses desde 3000 a.c.

O medicamento fitoterápico é caracterizado por possuir princípio ativo extraído de plantas, raízes, folhas ou sementes. Sendo assim, este é titulado como medicamento fitoterápico pela ANVISA. As principais vantagens em utilizar a fitoterapia são: por ser extraída de plantas, não causa dependência; o custo é reduzido se comparado com demais métodos; tem seus efeitos colaterais reduzidos; é possível adquirir tratamentos individualizados; matéria-prima facilmente obtida; é oferecida como prática integrativa e complementar pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A imunidade desempenha um papel vital para reduzir o risco de adoecer. “O sistema imune é nossa maior barreira frente os organismos vivos que afligem nosso corpo e saúde, desta forma, o fortalecimento deste sistema é extremamente importante no combate de patógenos ofensores (ex.: vírus, bactérias e fungos), ressalta Cinthia.

Uma boa alimentação, bons hábitos de saúde, como a prática de exercícios físicos, são algumas das ações que ajudam a elevar a imunidade. Entretanto, se está adoecendo com frequência, sentindo cansaço extremo ou falta de disposição, há fitoterápicos que podem ajudar a turbinar a imunidade, que combinam diversos compostos para formar um aliado da saúde. Um especialista pode indicar a dose exata para cada paciente.

Cinthia destaca os pontos positivos e de atenção em aumentar a imunidade com fitoterápicos “Seus pontos positivos provêm da possibilidade desta ação vir de plantas naturais e como sabemos seus efeitos colaterais são reduzidos e também tem seu custo inferior quando comparado com terapias medicamentosas. Como ponto de atenção temos o fato de que pessoas que fazem o uso de medicamentos para doenças crônicas devem se atentar ao recorrer para estes tratamentos, pois, algumas plantas tendem a ter interações medicamentosas com alguns fármacos”.

Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton.

Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.