Pular para o conteúdo

5 dicas para evitar problemas na hora de abrir uma empresa com sócio

Foto de Anna Shvets no Pexels

Saber como evitar problemas a hora de abrir uma empresa com sócio é muito importante. Afinal de contas, todos nós queremos garantir o sucesso do negócio no curto, médio e longo prazo. Um início complicado ou que tenha uma situação jurídica fragilizada pode justamente ser o necessário para que a empresa tenha problemas lá na frente, quando começar a crescer.

Para se ter uma ideia, 1 em cada 2 negócios que forem criados hoje no Brasil estarão fechados em 4 anos no futuro. Isso acontece por vários motivos, desde nossa economia hostil, com muitos impostos e baixa competitividade da nossa moeda, até problemas entre os sócios. Esse é, aliás, o motivo mais comum para as empresas fecharem as portas em um período de tempo tão curto.

Quer saber como evitar problemas na hora de abrir uma empresa com sócio? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Como evitar problemas na hora de abrir uma empresa com sócio: 5 dicas

1. Defina bem as atribuições de cada um

Uma das principais causas de problemas entre sócios é a falta de uma definição explícita de quais são as atribuições de cada um. A maior parte das empresas de micro e pequeno porte (que consistem em 99% dos negócios brasileiros) são formados sem que os sócios se sentem e definam quem fará o quê.

Isso acaba gerando conflitos. Por exemplo, um dos sócios pode sentir que está fazendo mais do que os outros ou um deles pode acreditar que o outro está “invadindo” suas atribuições.

Por isso, sentar e definir o que cada um fará é o primeiro passo para evitar problemas e conflitos entre sócios ao gerir uma empresa. Isso ajuda a delimitar o campo, vamos dizer assim, e garantir que todos estarão na mesma página.

2. Estabeleça condições para todas as situações

Conflitos normalmente têm origem em situações em que as pessoas divergem sobre o que fazer. Por exemplo, a empresa deve ou não pegar um financiamento a juros baixos para comprar a máquina que aumentará sua produtividade em 10%?

Em situações de impasse, é importante ter um protocolo que ajude todos os sócios a saber o que fazer de maneira ordenada. Isso tira as emoções de lado e coloca a racionalidade, permitindo que o melhor possa ser feito sem que haja mágoas e problemas.

Ao estabelecer esse conjunto de condições e de regras a seguir, ninguém pode reclamar depois. Tudo será combinado como foi determinado na situação em que todos os sócios estavam calmos e racionais, o que trará mais sucesso para a empresa.

3. Tenha diretrizes para a entrada de novos sócios

Eventualmente, uma empresa vai crescendo e isso significa atrair novos sócios. No entanto, é vital ter diretrizes para a entrada deles no negócio. Afinal de contas, os novos sócios precisam estar sob as mesmas regras do que os antigos.

Em muitos casos, isso significa fazer um Valuation da empresa para entender como o pagamento inicial do capital social do negócio se valorizou e quanto o novo sócio deve pagar para poder entrar na empresa. Normalmente, isso pode ser feito com uma boa ferramenta de valuation online.

Em outros casos, o protocolo pode ser adequar o novo sócio às regras de convivência e de decisão da empresa  que foram seguidas até o momento. Seja como for, é vital ter diretrizes bem estabelecidas sobre o que fazer e como fazer nesses casos.

4. Garanta que você e seu sócio pensam igual sobre a empresa

É comum que surjam problemas em uma empresa quando os sócios pensam nela de maneira diferente. Por exemplo, um sócio quer expandir e transformar a marca em uma franqueadora gigantesca, com centenas de unidades pelo Brasil, enquanto o outro só quer focar em fazer o melhor produto possível.

Quando não há convergência sobre o que a empresa é e como ela deve evoluir, é natural que surjam conflitos. Por isso, é vital garantir que você e o seu sócio pensam igual em relação à empresa. Só assim será possível remar na mesma direção.

5. Tenha todos os dados financeiros muito bem definidos, abertos e transparentes

Por fim, é muito importante que todos os dados financeiros da empresa, incluindo retiradas de dinheiro, sejam muito bem definidos, abertos e transparentes. Isso vale para tudo: pagamento de contas, pró-labore, divisão de lucros e muito mais. Se for o caso, vale a pena contratar um BPO Financeiro independente para garantir mais idoneidade nessa gestão financeira.

Pronto! Agora você já sabe como evitar problemas na hora de abrir uma empresa com sócio. Com essas dicas, mesmo que ainda haja o risco de você e seu sócio terem problemas no longo prazo, a verdade é que ficará muito mais fácil lidar com essas situações. Afinal de contas, discussões e brigas são comuns, mas ter certas diretrizes em ação reduz esses riscos e ajuda a superá-las mais facilmente.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com o seu sócio!