Pular para o conteúdo

Cidades pequenas se destacam na retomada econômica

Crédito: iStock

Desde o início da pandemia de COVID-19, em março de 2020, no Brasil, a economia é um setor que tem sido bastante afetado, resultando em consequências drásticas para a população. O cenário brasileiro mostra um alto número de desempregados atualmente, diversos setores empresariais fechando as portas, os valores dos produtos e serviços crescendo mais e os brasileiros sentem as diferenças no bolso.

Diante desse cenário, as pequenas cidades buscaram inovação e mostraram superação para enfrentar esse desafio. Dados mostram que houve um aumento de 23% no consumo de cidades pequenas nos últimos cinco anos.

As grandes empresas foram em busca de crescer longe de centros urbanos, optando por cidades pequenas e do interior. Além de ter um baixo custo de investimentos comparado à cidade grande, se torna vantajoso por ter menos concorrências no local, ou seja, maior chance de crescimento no mercado, também uma forma de obter mais lucros e gerar empregos para os moradores da região.

Pesquisa realizada pelo Data Popular, em parceria com o Sebrae, realizada em 2014, mostra que as pessoas que residem no interior consomem em torno de R$ 900 bilhões no ano – isso demonstra um valor que equivale a 38% de todo o Brasil. As pequenas e grandes empresas dentro de cidades pequenas têm um papel de fundamental importância para a geração de empregos e de renda para a população local.

Destaca-se também o crescimento de diversos setores, como empreendedorismo local, pequenos negócios dentro dos centros das cidades do interior, gerando renda e superando o momento de crise financeira.

Outro setor que tem sido investido no interior é o de franquias. A estrutura vem sendo adaptada no cenário de pandemia para compensar os investimentos gerados e diminuir danos causados pelo impacto na economia. Além de que, por se instalar em pequenas cidades, o contato com o cliente final é muito mais intimista e personalizado; portanto, as empresas conseguem direcionar e conhecer ainda mais o seu público-alvo.

A retomada da economia em cidades pequenas tem acontecido e, consequentemente, novas oportunidades de empregos para os moradores locais, além de abertura para participação no concurso da Prefeitura de Paulínia/SP.

Os desafios perante a pandemia são diversos, mas, com organização, respeito, cuidado e paciência, os setores vão retomando a ativa para superar esse momento, que requer atenção dos governantes. Além de que, à medida que a taxa de vacinados aumenta, pode-se considerar uma forma mais segura para a retomada aos poucos da normalidade.