Pular para o conteúdo

Conheça os cuidados que envolvem a cirurgia plástica da papada

foto de Vidal Balielo Jr. no Pexels

Saiba por que a cirurgia plástica próxima ao pescoço é tão delicada e requer um médico qualificado para realizá-la

“​A lipoaspiração da papada é indicada para quem tem acúmulo de gordura nessa região, com objetivo de ganhar melhor contorno do queixo e da mandíbula”, explica a médica e cirurgiã plástica Dra. Larissa Sumodjo, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Muitas dúvidas sobre esse procedimento surgiram após a notícia de que uma veterinária, de Tubarão – SC, foi parar na UTI após ter feito um procedimento estético na papada em uma clínica odontológica.

“A lipoaspiração de gordura da papada em si é um procedimento simples para um profissional qualificado, um especialista – cirurgião plástico. Pode ser feito com anestesia local e sedação, mas, quando falamos em qualquer cirurgia que envolve o pescoço, precisamos ser muito criteriosos”, explica Dra. Larissa.

Esse cuidado a mais se deve ao fato de a região próxima ao pescoço possuir estruturas anatômicas delicadas e importantes. Daí a necessidade de sempre consultar se o profissional é realmente um médico e cirurgião plástico.

“Escolher um profissional devidamente capacitado para isso é fundamental. Isoladamente, essa cirurgia é indicada apenas para quem tem esse acúmulo de gordura, mas não possui um excesso de pele considerável”, detalha a cirurgiã.

Larissa alerta ainda que, quando há flacidez de pele na papada, é preciso ser realizado um minilifting facial, para se obter um bom resultado. “A recuperação nessa área costuma ser tranquila, mas exige drenagem e afastamento de algumas atividades por um período de 15 a 30 dias”, finaliza.

A jovem veterinária, casada e mãe de uma menina, se mostrou muito abalada física e emocionalmente após o ocorrido, mas comemorou estar viva ao escrever um relato em suas redes sociais.

Fica o alerta da cirurgiã Dra. Larissa para que os pacientes que desejam realizar quaisquer procedimentos de cirurgia plástica busquem profissionais devidamente preparados.

Sobre Dra. Larissa Sumodjo

• Médica granduada pela Universidade federal de São Paulo – UNIFESP/EPM (2006)

• Residência médica em cirurgia geral – Universidade federal de São Paulo – UNIFESP/EPM (2007/2008)

• Residência médica em cirurgia plástica – Universidade federal de São Paulo – UNIFESP/EPM (2009-2011)

• Membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (desde 2012)

• Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (desde 2014)

• Chefe de equipe de reconstrução mamária do programa de filantropia do Hospital Sírio Libanês (2012 a 2018)

• Médica de retaguarda de cirurgia plástica do Hospital Sírio Libanês (2019-2021)