Pular para o conteúdo

Pandemia aumenta competitividade e vulnerabilidade das trabalhadoras domésticas

Foto de cottonbro no Pexels
Se a legislação trabalhista evoluiu, no que diz respeito às trabalhadoras domésticas brasileiras, a crise econômica dos últimos anos, potencializada pela pandemia da Covid-19, tornou muito mais difícil que as mudanças fossem aplicadas na prática. Com mais de 50 anos de tradição, Veja®, marca da Reckitt Hygiene Comercial, realizou uma pesquisa com trabalhadoras domésticas de todo o Brasil com o objetivo de entender os principais desafios desta categoria.

Para Lívia Berrocal, gerente de propósito da Reckitt Hygiene Comercial, chamar a atenção para este tema traz uma reflexão tanto para as trabalhadoras domésticas, quanto para quem as emprega. “É uma maneira importante de trazer à tona, para a sociedade, a realidade que a classe enfrenta diariamente e, consequentemente, debater a importância da valorização das profissionais e do cumprimento do que é direito delas, ao realizarem a atividade profissional”, explica.

O levantamento foi realizado pelo Plano CDE, empresa de pesquisa e avaliação de impacto especializada nas famílias CDE no Brasil, que contou com a participação de 522 trabalhadoras domésticas de todo o território nacional, entre os meses de julho e agosto deste ano. O resultado apontou que a pandemia tornou este trabalho muito mais competitivo, o que deixa mais evidente a disparidade de poder de negociação entre a trabalhadora e o empregador.

De acordo com o estudo, 41% das diaristas e 42% das mensalistas são trabalhadoras domésticas há menos de um ano, além de 25% das diaristas e 28% das mensalistas atuarem na área de um a três anos, período que também comporta parte da pandemia, sendo que 23% das entrevistadas tinham outro trabalho antes do atual, e, dessas, 70% não desempenhavam trabalhos domésticos.

“O empregador também teve aumento nos seus custos, redução salarial ou até demissão. Com isso, o orçamento diminuiu e, consequentemente, aconteceram cortes de custos que acabaram impactando na demissão das trabalhadoras domésticas ou mesmo em mudanças como redução salarial ou aumento de horas de trabalho de forma não remunerada”, avalia Livia.

A pesquisa corrobora com a análise de Lívia, mostrando que, durante a pandemia, o número de trabalhadoras demitidas foi alto (27% entre as diaristas e 18% entre as mensalistas), bem como o das pessoas que tiveram redução salarial (20% e 25%). Além disso, o estudo apresenta que a maioria das trabalhadoras já tiveram o pagamento do seu trabalho pechinchado pelo empregador (62% das diaristas e 58% das mensalistas) e realizaram atividades que não eram de sua responsabilidade (70% e 71%, respectivamente).

Para Breno Barlach, do Plano CDE, “a falta de independência financeira, que ocorre tanto pelo baixo salário como pela alta variação da renda a cada mês, muitas vezes, faz com que estas profissionais se sujeitem a situações que não deveriam”. A importância da renda para as profissionais também fica evidente no levantamento, uma vez que 58% das mensalistas e 67% das diaristas afirmam que sustentam filhos menores de idade, sendo que 51% das diaristas e 53% das mensalistas não estão em uma união estável.

A gerente de propósito da Reckitt Hygiene Comercial afirma, ainda, que a construção de um ambiente trabalhista justo para as profissionais também depende de um esforço coletivo. “Nosso objetivo com essa pesquisa foi conhecer melhor o perfil das trabalhadoras domésticas, principalmente após o impacto da pandemia de Covid-19, além de mostrar para a sociedade como elas são desvalorizadas. Hoje nós analisamos dados e podemos perceber, ainda mais, a urgência de trazermos transformações no cotidiano, para que cada profissional da área tenha acesso ao básico, que é o respeito pelo seu trabalho e aos seus direitos trabalhistas, que são assegurados por lei”, finaliza.

Perfil da trabalhadora doméstica no Brasil

A pesquisa realizada por Veja® também possibilitou a identificação do perfil desta profissional no País. De acordo com o levantamento, 69% das diaristas e 58% das mensalistas são negras, sendo que 41% entre as diaristas e 39% das mensalistas, afirmaram que não completaram o Ensino Médio. Ainda, mais da metade das trabalhadoras tem outra pessoa na família exercendo a profissão, conforme apontaram 53% das diaristas e 55% das mensalistas.

Veja Com o Coração

Veja®, por meio do programa Veja Com o Coração, possui o propósito de cuidar com amor transformando lares para todos, que está conectado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10, da ONU (Organização das Nações Unidades), que é o de Redução de Desigualdades. O programa tem como objetivo dar visibilidade ao problema social enfrentado por muitas trabalhadoras domésticas brasileiras, bem como promover qualificação socioprofissional e contribuir com a conscientização da sociedade sobre a importância e desafios da categoria.

A marca possui o “Veja Seus Direitos”, material disponível para as trabalhadoras e empregadores sobre os direitos trabalhistas da categoria, além de uma série de aulas online e Lives gratuitas em parceria com o Indique uma Preta, consultoria especializada em conectar mulheres negras com o mercado de trabalho, para abordar temas como construção de carreira, direitos trabalhistas e futuro do trabalho doméstico. Veja também ajudou a contar a história de oito trabalhadoras domésticas em uma parceria com o Art of Love, movimento artístico e social que retratou o amor por meio de obras em formato de coração, assinadas por artistas e moradores de comunidades da cidade de São Paulo.

Para mais informações, acesse o site

Sobre Veja®

Veja® é uma marca brasileira de limpadores de superfícies com mais de 50 anos de mercado. Pertencente à Reckitt Hygiene Comercial, Veja tem o propósito de cuidar com amor transformando lares para todos em forma de produtos de limpeza eficientes. É por meio do programa Veja com o Coração que atua valorizando às trabalhadoras domésticas, trazendo visibilidade ao problema social enfrentado por elas e apoiando a qualificação socioprofissional dessas profissionais. A marca possui mais de 80 produtos em seu portfólio, que vão desde o tradicional Veja Multiuso até os mais recentes lançamentos, como Veja Multiuso Antibac, Veja Pets e Veja Power Gel.

Sobre o Grupo Reckitt

O Grupo Reckitt* existe para proteger, curar e nutrir na busca incansável por um mundo mais limpo e saudável. Acreditamos que o acesso à higiene, ao bem-estar e à nutrição de qualidade é um direito, não um privilégio. O Grupo Reckitt é a empresa por trás de algumas das marcas de consumo mais amadas e confiáveis do mundo em higiene, saúde e nutrição, incluindo Enfamil, Sustagen, Strepsils, LuftaGastro, Naldecon, Durex, Olla, Jontex, Lysol, Dettol, Veet, Harpic, Veja, SBP, Mortein, Finish, Vanish, Woolite, Bom Ar e muito mais.

Todos os dias, mais de 20 milhões de produtos do Grupo Reckitt são comprados em todo o mundo. Sempre colocamos os consumidores e as pessoas em primeiro lugar, buscamos novas oportunidades, excelência em tudo o que fazemos e construímos sucesso compartilhado com todos os nossos parceiros. Visamos fazer a coisa certa, sempre.

Somos um time global diverso de mais de 43.000 colaboradores. Usamos a nossa energia coletiva para atender às nossas ambições de marcas com propósitos, um planeta mais saudável e uma sociedade mais justa. Saiba mais ou entre em contato conosco pelo site.

*Reckitt é o nome comercial do grupo de empresas Reckitt Benckiser