Pular para o conteúdo

Aminoácidos para qualidade de vida: conheça quais são e entenda os seus benefícios

 

Aminoácidos são compostos que formam as proteínas, moléculas que exercem funções essenciais para o organismo. Alguns deles são produzidos pelo corpo humano e outros são obtidos por meio da alimentação ou suplementação. Entre as várias funções dos aminoácidos está a assistência em processos fisiológicos relacionados à qualidade de vida, como a manutenção do sono, do humor e o fortalecimento da imunidade.

A gerente de marketing da divisão AminoScience da Ajinomoto do Brasil, Tatiana Gargalaka, listou alguns aminoácidos que podem ser obtidos por meio da suplementação e contribuir para a qualidade de vida:

Qualidade do sono

Os aminoácidos triptofano e glicina podem contribuir para noites bem dormidas. O sono é fundamental para o metabolismo humano por proporcionar a diminuição da produção de cortisol e adrenalina, o que ajuda na redução do estresse. “O triptofano ainda pode melhorar o humor e a sensação de felicidade, por ser precursor de serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar”, completa Tatiana.

Fortalecimento da imunidade

A glutamina é essencial para as células de defesa do organismo, além de ser fonte de energia para as células epiteliais intestinais que ajudam a manter a integridade da barreira intestinal, que, por sua vez, pode evitar possíveis infecções decorrentes da entrada de bactérias na corrente sanguínea pelo trato intestinal. Já a arginina, por ser precursora de óxido nítrico, pode promover um melhor funcionamento do macrófago, célula de defesa do organismo.

Melhora no desempenho e na atenção

A histidina pode contribuir para a redução da sensação de fadiga e para aumentar o desempenho e a atenção durante as tarefas do cotidiano. A tirosina pode auxiliar a memória e o desempenho cognitivo, principalmente em situações estressantes, como demonstrado em estudos científicos.

A Ajinomoto do Brasil comercializa seus aminoácidos na forma de matéria-prima para as indústrias, que os utilizam na fabricação de produtos como suplementos alimentares. “É importante destacar que o consumo de aminoácidos, assim como qualquer suplemento, deve ser feito sob orientação e indicação de médicos e nutricionistas”, reforça a executiva.

 

Sobre a Divisão AminoScience                                                                     

A divisão é responsável pela fabricação e comercialização de aminoácidos e seus derivados para as indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética, de nutrição especializada e funcional. Pioneiro no desenvolvimento da tecnologia de produção dos aminoácidos e seus derivados, o Grupo Ajinomoto é referência mundial neste segmento. Os aminoácidos fornecidos pela Ajinomoto do Brasil agregam inúmeros benefícios a medicamentos, suplementos nutricionais, formulações infantis, dietas hospitalares, xampus e condicionadores, entre outros itens de consumo voltados para a saúde e o bem-estar das pessoas. Conheça mais em http://www.aminoscience.com.br/

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.