Pular para o conteúdo
Início » Como escolher o local ideal para deixar o seu pet?

Como escolher o local ideal para deixar o seu pet?

  • PET

 

Ter pet em casa faz parte da rotina da maioria dos brasileiros. Segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) o Brasil é o terceiro maior país em população total de animais de estimação, sendo que 54,2 milhões são cães.

Mas quando chega a hora de curtir as férias, nem sempre podemos levar conosco esses bichinhos. Se não é possível deixar com familiares,  é hora de pensar em opções para que o pet fique muito bem adaptado e aproveite de alguma forma esse tempo longe de você.

Para Luísa Pires, especialista em comportamento de cães e fundadora do Aufabeto – Centro Educacional de Cães, não é aconselhável deixar os animaizinhos sozinhos, já que eles precisam de cuidados diários. “Mesmo que tenha uma pessoa para colocar ração e água, o animal se sente sozinho já que fica sem interação com outras pessoas e não pode gastar sua energia direito”, diz Luísa. Abaixo, a fundadora da Aufabeto dá algumas dicas que o tutor deve se atentar:

  • Hotelzinho

Para Luísa, uma boa sugestão são os hotelzinhos onde o cão fica 100% solto. “Nesses locais, a principal vantagem, além da hospedagem, é todo o trabalho comportamental que é feito com o cão. Pois, ele aprende a ser mais sociável”,  diz a fundadora da Aufabeto.

Ela explica ainda que é necessário levar seu bichinho para uma avaliação para que ele se ambientalize com o local e com a equipe.

  • Vacinação

Como forma de proteger seu animal, é importante que ele esteja com a carteira de vacinação completa. Afinal, com essas informações é possível agir da maneira correta. “ Às vezes acreditamos ser um exagero, mas esses locais precisam assegurar a saúde e bem estar dos cães e dos colaboradores”, aconselha Luísa.

  • Alimentação e imunidade

Para a especialista em comportamento de cães, é importante avisar se o animal tem algum tipo de alergia ou está fazendo alguma dieta. “É essencial fazer uma lista com alimentos e produtos de limpeza e shampoos caninos que não devem ser usados. Isso tudo para que o responsável saiba o que usar”, aconselha Pires.

Vale lembrar que a imunidade do seu bichinho é muito importante. “Por mais que o cão esteja adaptado à hospedagem e à rotina, é recomendado procurar junto ao veterinário de confiança ou no hotelzinho escolhido algo que possa ser feito caso o pet perca a imunidade. Tudo isso para que a estadia seja excelente”, indaga a especialista em comportamento de cães.

  • Casos de emergências

Quando for viajar, informe mais de uma pessoa sobre seu pet. Coloque todas as informações listadas aqui, junto com o endereço do local da hospedagem. Assim, ele terá alguém por perto caso aconteça algo.

  • Atividades e brinquedos

O bom de deixar seu pet em hotelzinhos que prezam por atividades, é que o pet gasta energia diária e interage com outros tipos de cães. “Isso proporciona um desenvolvimento para o bichinho, que ao invés de ficar em casa sozinho, socializa e se diverte com outros cães”, complementa Luisa.

Sobre o Aufabeto

O Centro Educacional para Cães Aufabeto foi criado em 2010 pela empresária Luisa Pires, que já fazia atendimento comportamental de cães. Ela chegou a trabalhar com Raquel Hama, proprietária da Dog Resort — responsável por criar o sistema de daycare no Brasil —, e com o famoso Dr. Pet (Alexandre Rossi), além de ter feito treinamento, nos Estados Unidos, com Cesar Millan, conhecido internacionalmente como “encantador de cães”. O Aufabeto oferece DayCare, Hospedagem, Aufa Fitness – programa de treinamento e gasto intenso de energia – e aulas de natação para os cães. Além disso, tem ainda cursos e treinamentos para quem quiser empreender na área, com mentoria de Luisa Pires.