Pular para o conteúdo

Ceia de Natal: “coma alimentar” pode prejudicar o sono

 

O Natal está logo ali, e com ele chega o espírito natalino, a troca de presentes e, principalmente, um cardápio repleto de pratos deliciosos. Entretanto, durante a época de festas, é importante ficar atento ao consumo de certos alimentos para não sofrer o chamado “coma alimentar”, a sensação de grande sonolência após as refeições, o que pode prejudicar a qualidade do sono e os momentos de relaxamento.

“Como o nosso corpo precisa de muita energia para digerir os alimentos, principalmente nessa época de festas, que costumamos comer mais, o ideal é comer 2 a 3 horas antes de dormir, para dar ao corpo tempo suficiente para a digestão. Assim, a temperatura corporal fica mais equilibrada, permitindo uma boa noite de sono”, explica a Dra. Verena Senn, neurocientista e especialista do sono da Emma – The Sleep Company.

Para garantir um sono de qualidade no final do ano, confira alguns alimentos que devem ser consumidos com moderação durante a ceia de Natal:

  • Queijo: Como é um alimento rico em tiramina, que induz a produção de noradrenalina, o queijo acaba estimulando o cérebro e nos mantém acordados por mais tempo. Além disso, como é de difícil digestão, nosso corpo permanece nas fases de sono REM por mais tempo do que o normal, impedindo-nos de descansar totalmente durante a noite.
  • Doces: Quem não gosta de rabanadas ou doces natalinos? Entretanto, é melhor evitar as guloseimas antes de dormir. Os alimentos doces aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, mas despencam durante o sono. Com isso, as glândulas suprarrenais enviam um alerta de que há algo errado, aumentando os níveis de cortisol e podendo despertar o corpo do sono.
  • Cafeína: Se consumida perto da hora de dormir, a cafeína pode interferir nos ritmos circadianos da melatonina, atrasando o início do sono.
  • Álcool: O excesso de bebidas alcoólicas prejudica a fase do sono REM, o que faz com que as pessoas acordem após apenas poucas horas de sono e torna difícil voltar a dormir.

 

Sobre a Emma – The Sleep Company

Emma – The Sleep Company é uma empresa alemã da indústria do sono e a mais premiada da Europa. Fundada em 2013 por Dr. Dennis Schmoltzi e Manuel Müeller, a empresa tem sede em Frankfurt (Alemanha) e atua globalmente em mais de 30 países, com mais de 800 colaboradores, e com escritórios em Manila (Filipinas), Lisboa (Portugal), Cidade do México (México) e Xangai (China). Na América Latina, além do México, a Emma está presente no Brasil, onde opera desde 2019, no Chile e, mais recentemente, na Argentina e na Colômbia.

Seu carro-chefe é o colchão vendido online dentro de uma caixa (bed-in-a-box), que o cliente pode testar por até 100 noites e devolver se não ficar satisfeito. Com o uso de tecnologia de ponta alemã e alto investimento em P&D, a companhia vendeu, em 2020, 1,5 milhão de colchões mundialmente. Além disso, no mesmo ano, a empresa atingiu um faturamento de 405 milhões de euros, uma taxa de crescimento de 170% em relação ao ano anterior. A Emma – The Sleep Company está sempre inovando a tecnologia da indústria do sono, com a missão de desenvolver produtos que têm um impacto positivo na vida das pessoas e já é a DNVB (Digital Native Vertical Brand) de maior crescimento do segmento de colchões.

 

Em julho de 2020, o grupo alemão Franz Haniel & Cie. GmbH adquiriu 50,1% da Emma – The Sleep Company. Para mais informações, visite https://www.colchoesemma.com.br/