Pular para o conteúdo

Saiba como preparar uma Ceia de Natal exclusiva para seu pet

  • PET

Está chegando uma das celebrações mais tradicionais, que acontece há mais de 1.600 anos e marca uma comemoração especial para os cristãos em todo o mundo. O Natal é uma data especial e muitas pessoas preparam receitas saborosas para compartilhar esse momento com a família.

Para pais e mães de pets esta ocasião é de extrema importância, pois muitos ingredientes e alimentos servidos na ceia de Natal não podem ser consumidos por animais de estimação. Apesar dos pets ficarem com vontade de comer o que os seus tutores estão degustando, a médica veterinária Thais Matos, especialista da área de Confiança e Segurança da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, explica que alguns destes alimentos podem fazer mal e intoxicar o pet.

“A tão esperada ceia de Natal pode representar um perigo para os pets. Alguns molhos, por exemplo, são considerados fortes para o estômago de cães e gatos e podem causar pancreatite. O panetone, tradicional nesta época do ano, devido a quantidade de açúcar encontrada tanto nas frutas cristalizadas como na massa doce, também está na lista de alimentos proibidos”, declara Thais.

Entre os alimentos que fazem parte da lista de proibidos para os pets, estão ainda a rabanada, chocotone, salpicão, nozes e uva. Mesmo com as advertências é possível ter uma sugestão de refeição junto com o seu animal de estimação. Para te ajudar nesta tarefa, Thais Matos selecionou uma receita especial que inclui entrada, prato principal e sobremesa para ter uma celebração à altura do que o seu pet merece. Confira!

Receitas de Natal para a ceia do pet

Entrada: Sticks de Frango e Batata-doce

Ingredientes:

02 batatas-doce

02 peitos de frango sem osso

Como preparar?

Limpe o peito de frango, retirando toda a pele e gordura que possa conter. Corte em tiras grossas. Descasque as batatas, cortando em tiras mais finas do que as de frango. Preaqueça o forno em 120° C por 10 minutos. Em uma assadeira com papel alumínio, coloque as tiras de frango e, por cima, as tiras de batata-doce. Asse por cerca de 1h30. O ponto ideal é quando o stick estiver bem seco, como se fosse um petisco em palito. Espere esfriar para servir para o pet!

Nível nutricional: A batata-doce é um alimento muito bom para os cães pois possui fibras, vitaminas (A, B6 e C), minerais (potássio e manganês) e um alto poder anti-inflamatório. O frango é uma boa proteína para os cães. A receita de sticks de frango também pode ser servida para os gatos.

Prato principal: Almôndegas de carne/frango com cenoura

As almôndegas de carne para cachorro são super fáceis de serem feitas e rendem várias porções. Depois de prontas, elas podem ser guardadas na geladeira por até três dias. Se seu cão é de porte pequeno, vale diminuir a receita para evitar exageros.

Almôndegas de carne para o pet (Divulgação/DogHero)

Ingredientes:

500g de carne ou peito de frango moído

1 ovo

½ xícara de farinha de aveia

⅓ xícara de cenoura cozida e picada

Uma pitada de sal

Um fio de azeite

Como preparar?

Primeiro, deixe o forno pré aquecido a 180ºC. Com a cenoura cozida e picada em pedaços pequenos, misture o restante dos ingredientes até que ela ganhe uma consistência uniforme. Faça bolinhas com a massa da almôndega e deixe descansar por 10 minutos. Unte a assadeira com o fio de azeite e distribua as bolinhas ou, se preferir, forre com papel manteiga.

Deixe assar de 15 a 20 minutos. Quando esfriar, já pode servir para o seu cãozinho! Para gatos, o único ponto de atenção é o sal. Tem que ser uma pitada mínima, por conta da propensão a problemas renais que os felinos possuem.

Sobremesa: Iogurte Gelado de Banana

Ingredientes:

½ xícara de iogurte natural integral

1 banana madura

Um pouquinho de água

Como preparar?

Misture todos os ingredientes em um liquidificador, menos a água, e bata até ficar homogêneo. Adicione a água aos poucos, conforme o necessário para formar um creme. Despeje a mistura em forminhas (de gelo ou cupcakes) e congele tudo. Antes de servir, retire do congelador, desenforme e deixe derreter levemente por alguns minutos.

Nível nutricional: A banana é rica em vitaminas (A, B6 e C), fibras e minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio). O iogurte natural é um alimento com vários benefícios para a saúde dos cães, por ser fonte de cálcio e vitaminas do complexo B. Ajuda a prevenir problemas gastrointestinais, já que equilibra a microbiota (“flora”) intestinal. A receita deve ser oferecida somente para os cães.

Sobre a DogHero – a DogHero é a maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina. Pelo seu app e site, conecta quem tem pet a uma comunidade de heróis – formada por anfitriões, pet sitters, passeadores e veterinários -, que ajudam na rotina de cuidado com a saúde e bem-estar dos pets. Atualmente, a comunidade de heróis conta com mais de 30 mil cuidadores, que passam por um extenso e rigoroso cadastro e recebem orientação adequada, disponíveis em cerca de 750 cidades no Brasil. Listada pela Tracxn entre os 22 “minicórnios” em ascensão para o ano de 2021, a DogHero foi fundada em 2014 pelos empreendedores brasileiros Eduardo Baer e Fernando Gadotti. Em outubro de 2020, o marketplace de serviços se uniu à Petlove, Vetsmart e Vetus, construindo assim o maior ecossistema pet do país – a Petlove&Co -, com o propósito único de facilitar a rotina de quem tem pet.