Pular para o conteúdo

Como desenhar qualquer coisa de forma simples?

foto: Freepik

Sempre nos deparamos com algumas imagens muito agradáveis. Por vezes, um desenho simples nos encanta. Isso acontece porque percebemos que ele foi bem executado por isso, chamou a atenção.

O que nem todos pensam é que existem técnicas específicas que ajudam aos que gostam de desenho a poder também realizar algo incrível? Em outras palavras, existem técnicas simples que podem ajudar muito à pessoa a desenvolver suas habilidades de desenho.

Como desenhar algo de foma simples? Desenhar é um dom ou várias pessoas podem também fazer isso? Nesse artigo vou te mostrar algumas coisas que podem te ajudar. E você perceberá que não precisa esperar o dom do desenho cair do céu.

Desenhar é um dom?

A primeira coisa que precisa deixar de lado é a ideia de que só consegue desenhar bem quem tem o dom para isso. Ou seja, só um número pequeno de pessoas podem fazê-lo. Claro que existem aquelas que possuem mais facilidade. Contudo, não quer dizer que só trabalham com um tipo de inspiração divina.

Na verdade, todas essas pessoas muito habilidosas se servem de técnicas. Sim, ainda que uma pessoa naturalmente seja muito boa em desenhos, ela refinará sua arte por meio de algumas técnicas. Isso você pode aprender nos melhores cursos com certificado.

Por essa razão, é possível dizer que qualquer pessoa, com as técnicas certas, pode aprender a desenhar. Em outras palavras, todas as pessoas interessadas em criar um desenho, podem conseguir se aprenderem as técnicas para isso.

Sem dúvida, se você tem interesse nisso, precisa começar do nível mais básico. Ou seja, começar a desenhar pelos modos menos complexos, até os mais elaborados.

Como aprender a desenhar de forma simples?

Um desenho é sempre uma maneira de se expressar. Mesmo que os nossos pensamentos sejam muito complexos, a melhor maneira de começar a desenhar é pelas formas mais simples. Um curso que te ensine essas técnicas é a melhor opção se deseja aprimorar seus desenhos. Há inclusive cursos gratuitos na internet. Mas pesquise bem, para estar certo de estar aprendendo boas técnicas.

Cursos desse tipo você pode fazer à distância, sem grandes problemas. Isso facilita muito a vida de quem tem o desejo de aprender a desenhar. Já que tudo será feito ao tempo que a pessoa tiver disponível para isso.

Outra coisa que ajuda muito no aprendizado é entender tudo sobre o assunto. Dito de outra maneira, precisa beber muitos conteúdos sobre essa área. Quanto mais técnicas você pesquisar, mais o seu interesse aumentará. Com isso, seu desempenho também será melhor. É muito importante observar o que outros estão fazendo na mesma área.

Como é o processo do desenho?

Quando olhamos para uma imagem desenhada, nosso cérebro atua de uma maneira específica. Em outras palavras, nossa observação tem início em algumas áreas e vai se especializando. Quer dizer que, na hora de reproduzir um desenho, não se olha tudo de uma vez.

Nossa mente começa observando os contornos. Para cada desenho há contornos específicos. Eles funcionam como referência para quem desenha. São como figuras geométricas, por exemplo. Elas estão ali escondidas no desenho e guiam o artista.

O que vem depois é a formação, pouco a pouco, dos demais elementos da imagem que se está reproduzindo. Mas, sempre partindo daquilo que é mais simples até as formas mais elaboradas. Tudo isso você poderá aprender num bom curso de desenho.

O que se aprende num curso?

Com certeza, depende muito do curso. Cada um deles organiza da maneira que quiser os conhecimentos que consideram importantes que as pessoas saibam. No Brasil existem alguns conteúdos obrigatórios nos cursos. Isso facilita, de certa forma, na formação dos alunos.

Geralmente o conteúdo é dividido em módulos. Mas, em linhas gerais, o que você aprende é:

  • Esboços;
  • Desenhos de corpos (humanos e animais);
  • Representação de texturas;
  • Luz e sombra;
  • Estruturas e proporções;
  • Acabamentos;
  • Entre outros.

Em conclusão, esses são os elementos básicos que você precisa saber para começar a desenhar. Além disso, encarar um desenho fica mais fácil quando se entende o processo para bem executar um. Mas não pense já no início em entender tudo sobre desenho. Comece do que é mais básico e avence, a seu tempo.

Por onde começar?

Comece sua jornada de desenho procurando pessoas que saibam bem ensinar o que fazer. Ou seja, aprenda a desenhar com quem sabe ensinar. Procure um curso. Mais do que isso, não pare de beber desse universo. Pesquise tudo o que pode saber sobre desenho, por exemplo, técnicas desenvolvidas recentemente.

Mantenha-se atualizado, perceba como as pessoas fazem seus desenhos, acompanhe todas elas. Sobretudo, pense no que quer alcançar, qual o seu objetivo. Da mesma forma, foque no nível que quer chegar. Em outras palavras, não se contente só com o que as pessoas te passarão, mas use da criatividade.