Pular para o conteúdo

Grandes expectativas levam ao aumento da imigração ilegal para os Estados Unidos

Foto de Omer Unlu no Pexels

Em 2021, muito se falou sobre as tentativas e os riscos da imigração ilegal. Tal fato sempre existiu e não é exclusividade dos Estados Unidos. No entanto, uma das razões para isso é o desespero de muitos brasileiros para sair do país, sem se preocupar com as consequências.

Algo muito comum é o povo brasileiro se apegar às expectativas e isso é algo que eu luto bastante como advogado, mostrando aos meus clientes que é preciso se basear nas regras e leis. Quando você deseja ter uma casa própria, por exemplo, você sonha, planeja, trabalha, junta dinheiro e vai colocando todos os seus esforços e a motivação para adquirir aquele bem. E quando você compra a casa efetivamente, passa então a querer uma outra bem maior e toda energia canalizada para aquele objetivo se dissipa e vai para um novo objetivo.

O mesmo acontece com a imigração. Quando você cria muita expectativa, acaba imaginando somente as coisas boas que podem acontecer: começa a ter certeza do seu visto aprovado, de um bom trabalho, da sua família se adaptando perfeitamente, de uma casa maravilhosa.  Mas é importante saber que as coisas costumam ser diferentes.

Nem sempre o emprego vai ser perfeito, a adaptação ocorre rápido, o idioma pode trazer desconforto, assim como a conversão da moeda, entre outras questões. Como advogado, eu tento colocar essa conscientização para cada um dos nossos clientes e trazê-los para a realidade. Muitos criam uma expectativa muito alta, que pode ser até mesmo destrutiva, baseada num pensamento fixo que não pode nem acontecer.

Isso não quer dizer que antes esses casos de imigração ilegal não aconteciam. Deportações, fraudes, cobrança de valores absurdos por vagas de emprego que não existem, são coisas que sempre aconteceram, mas estão cada vez mais recorrentes quando se trata de brasileiros.

Então esse ano trazer essas informações, histórias reais do dia a dia, para que as pessoas comecem a abrir os olhos e perceber que muita gente oferece aquilo que se quer ouvir e se esquece de todos os requisitos.

É importante ter referências das pessoas que estão contratando, dos produtos que as empresas oferecem e ter noção se eles estão vendendo algo real ou a construção de uma expectativa. Será que está ocorrendo um planejamento ou você só entrou na onda e está acreditando que tudo vai dar muito certo? Existem muitos fatores que precisam ser analisados, cada processo deve ser avaliado individualmente e é por tudo isso que a imigração ilegal não funciona.

Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br.Toledo também possui um canal no YouTube com quase 150 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociadoscom dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB São Paulo e Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB Santos.

Sobre o escritório

O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há quase 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos, Miami e Huston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br ou entre em contato por e-mail contato@toledoeassociados.com.br.

Sobre a Lee Toledo Law

A parceria entre o escritório Youjin Law Group e Toledo e Advogados Associados resultou agora na LeeToledo PLLC. Os principais diferenciais do novo escritório, que soma a experiência de 30 anos da Advogada Kris Lee e 18 anos do Advogado Daniel Toledo são a possibilidade de atender o cliente dentro do seu próprio território nacional, seja no Brasil, União Europeia, desde que haja acordo de reciprocidade entre a Ordem dos Advogados de Portugal e a associação de advogados do outro país europeu ou Estados Unidos. O atendimento pode ser realizado em português, inglês, espanhol e coreano. Acesse: https://leetoledolaw.com/