Pular para o conteúdo

Barba, cabelo e pele: cuidar-se também é masculino

foto de cottonbro no Pexels

Depilação a laser, spa, cremes, massagem, limpeza de pele, drenagem linfática, tratamentos de combate a estrias e gordura localizada, cirurgias plásticas. Felizmente, a atenção com rotinas de auto-cuidado deixou de ser exclusividade feminina e, cada vez mais, os homens têm ocupado seus lugares em salões de beleza e centros de estética em todo o mundo. Somente o mercado brasileiro de cosméticos masculinos cresceu mais de 200% em cinco anos e a tendência é a de que esse movimento engorde ainda mais.

E assim como as mulheres, os homens do século 21 também querem aparecer bem nas fotos das festas do final de ano e, mais que isso, estarem com pele, cabelo e unhas em dia durante o ano todo. De acordo com Sandra Costa, esteticista e especialista em Cosmetologia e Marketing, uma das principais tendências nessa cena são as barbearias com oferta de tratamentos específicos para hidratação dos fios da barba, laser para depilação, procedimentos relativos à harmonização facial, como toxina botulínica e preenchedores, além de cuidados básicos para pele. “Estamos convivendo com um novo perfil de homem, com maior atuação nas tarefas da casa, com maior liberdade emocional e maior preocupação com o bem estar e cuidados pessoais. A presença masculina nas clínicas de estética só cresce. E isso é muito bom”, avalia Sandra Costa, que também é consultora de Estética da MMO Equipamentos, empresa especializada no desenvolvimento de equipamentos de alta tecnologia para diversas áreas da Saúde.

Peculiaridades

A pele do rosto, seguida pelos cabelos, seguem como as principais preocupações estéticas, tanto em mulheres, como nos homens. Procedimentos focados em rejuvenescimento, tratamento de cicatrizes de acne e calvície estão entre os mais buscados pela clientela masculina, que exige atenção cuidadosa em função de suas peculiaridades.

“O homem tem a pele do rosto mais grossa, com menos gordura subcutânea – mesmo sendo classificada em seca, oleosa e mista -, com envelhecimento linear, que gera menos elasticidade e maior irregularidade, e maior quantidade de pelos, que levam à foliculites e encravamentos”, explica a esteticista e consultora da MMO. “Por isso, na estética masculina é diferencial o uso de produtos que hidratam e acalmam a pele, especialmente após barbear, que pé uma ação traumática para a pele”, completou Sandra Costa.

Questões hormonais também afetam a dinâmica de envelhecimento nos homens e algumas consequências mais visíveis disso são falhas na barba e a calvície, que quase não se vê em mulheres. Além disso, fumo, álcool e estresse são outros fatores que causam problemas à saúde estética dos homens e, quanto maior a demora na busca de tratamentos, maiores e mais presentes serão os efeitos como linhas de expressão e rugas precoces.

Aliados aos tratamentos com produtos específicos estão as tecnologias de processos com laser de baixa intensidade, eletrocautério, endermologia e vacuoterapia, radiofrequência, criofrequência, entre outros. Para isso, o mercado conta com equipamentos como o New Skin, Luminus e Vênus assinados pela MMO, todos desenvolvidos em parceria com profissionais técnicos e instituições de ensino como a Universidade de São Paulo, e que colocam à disposição dos homens tratamentos específicos para pele e cabelo, em clínicas de estética em todo o o Brasil.

Sobre a MMO

Empresa 100% nacional, a MMO, há 23 anos, pensa e desenvolve projetos de equipamentos tecnológicos para diferentes áreas da Saúde, unindo a ciência biofotônica à óptica-eletrônica. Com características exclusivas e excelência em qualidade, seus produtos atendem demandas importantes da Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Podologia, Veterinária e Estética, a partir do estreito relacionamento com renomados profissionais e institutos de pesquisa e ensino. As inovações da MMO estão presentes em diversos Estados do Brasil.