Pular para o conteúdo

Ativismo jovem e as soluções para mobilidade urbana de Rio e SP

O Nossas, organização não governamental de apoio a lutas por políticas públicas e ativismo no Brasil, está participando em parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) do projeto Geração Que Move. A iniciativa tem o objetivo de engajar adolescentes e jovens a impactarem a Agenda da Mobilidade Urbana de suas cidades.

As inscrições para o Geração Que Move vão até o dia 14 de janeiro. Para participar basta ter entre 14 e 24 anos e morar no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Na edição deste ano, a equipe do NOSSAS selecionará 50 adolescentes e jovens de cada uma das duas capitais para receber treinamento com uma equipe de cinco mentores. As oficinas terão duração de três meses, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, e serão realizadas semanalmente, de forma 100% online e gratuita. Cada módulo durará entre uma hora e meia e duas horas.

Ao fim do período de treinamento, 16 participantes serão selecionados, ficando responsáveis por uma campanha de mobilização para desencadear mudanças concretas em seu bairro ou cidade, multiplicando o impacto na sociedade e conscientizando outros jovens. Os projetos serão levados às escolas para engajar ainda mais jovens nas ideias.

O Geração Que Move terá também oficinas nas escolas e um “rolezinho” em uma das casas legislativas do Rio ou de São Paulo, guiado por um grupo de mobilizadores, com despesas pagas. Para estimular a participação, o projeto oferecerá também apoio mensal de 150 reais.

A equipe do NOSSAS vai acompanhar bem de perto os avanços dos participantes e ajudá-los com os desafios de cada campanha. Para atingir o objetivo das campanhas, os jovens terão à disposição um orçamento para impulsionar publicações em redes sociais e investir em táticas offline criativas.

Mais informações e inscrições podem ser feitas no site do Nossas: https://geracaoquemove.nossas.org/

NOSSAS

Uma organização sem fins lucrativos comprometida com o fortalecimento da democracia, da justiça social e da igualdade. Há mais de dez anos desenvolvendo projetos, táticas e estratégias de mobilização e solidariedade pelo Brasil inteiro.

Sobre o UNICEF 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais em www.unicef.org.br. Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.