Pular para o conteúdo

ENTENDA O ACIDENTE EM CAPITÓLIO

 

Com relação à tragédia em Capitólio (MG), o geólogo, especializado em geociências de meio ambiente e consultor em hidrologia, Daniel Cardoso, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), explica que os movimentos de massa, responsáveis pela queda da rocha nos cânions da cidade mineira, são fenômenos comuns e que fazem parte dos processos de formação da superfície do planeta.

A exemplo desse, outros movimentos de massa podem ocorrer, inclusive no estado de São Paulo. No entanto, Cardoso pondera que situações como a de Capitólio podem ser evitadas com a definição de mapas de risco. “Essa é uma ferramenta importante. Em São Paulo, no litoral, de Ubatuba até a Ilha do Cardoso, foram feitas compartimentações geoambientais, com classificação entre baixa, média e alta suscetibilidade a eventos de escorregamento. Os mapas, do Instituto Geológico, foram fornecidos aos órgãos públicos para ordenar a ocupação humana”, ressaltou.

O Crea-SP está acompanhando o assunto e o especialista compartilhou as explicações técnicas em vídeo com o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese. Confira o conteúdo na íntegra pelo link.

Caso tenha interesse no tema, o geólogo está à disposição da imprensa para entrevistas.

Sobre o Crea-SP - Instalada há 87 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 75 mil empresas registradas.

Veja como foi o acidente aqui: ROCHA DESABA NOS CANYONS DE CAPITÓLIO E DEIXA VÁRIOS FERIDOS – VEJA O VÍDEO