Pular para o conteúdo

Os principais influenciadores de finanças do Brasil e como impactam o mercado

 

Os últimos dois anos foram um boom no setor de mídia social, considerando o bloqueio que as pessoas enfrentaram durante a pandemia global COVID. As gerações mais jovens contribuem significativamente para o sucesso das plataformas de mídia social hoje. Além disso, eles estabeleceram que não apenas as celebridades podem atrair a atenção da população global.

Embora nomes famosos como Elon Musk e Jack Dorsey ainda tenham seguidores significativos nas redes sociais, o mesmo acontece com os futuros criadores de conteúdo criativo. A empresa Meta, antigo Facebook, ainda é a plataforma de mídia social mais usada em todo o mundo, incluindo Whatsapp e Instagram. A empresa tem mais de 3 bilhões de usuários, representando metade da população global. Não obstante, plataformas futuras como o Tiktok fazem parte das plataformas convencionais da Internet hoje.

No entanto, como esse fator influencia os mercados financeiros? Considerando que as criptomoedas e a tecnologia de blockchain são um potencial futuro para perturbar o setor econômico global, as plataformas de mídia social desempenham um papel significativo na divulgação de informações e algumas pessoas se tornaram protagonistas e verdadeiros líderes de mercado, que com alguns ‘’tweets’’ ou ‘’stories’’ podem impactar mercados e até mesmo ajudar a valorizar empresas nas bolsas de valores.

Geração mais jovem no mundo financeiro

É inegável que as gerações mais novas estão mais expostas ao que o espaço financeiro acarreta. A Geração Z, como é o nome usado para se referir à última geração, estuda a maioria dos incidentes que acontecem na comunidade global por meio da Internet.

Como tal, crypto e blockchain têm mais a ganhar com essa situação. Enquanto os entusiastas das finanças tradicionais declaram os ativos digitais como uma farsa e um risco desnecessário, as novas gerações estão tirando o melhor proveito disso. Tal situação é claramente visível no grande número de jovens que se tornam milionários antes dos 25 anos e compartilham como fizeram isso nas redes sociais. Mas cuidado, antes de dar atenção a um influenciador, é imprescindível saber comparar um verdadeiro influenciador com conteúdos de qualidade daqueles que compartilham conteúdos falsos ou de pouca utilidade.

Mas essa vida de fortuna defendida por tantos influenciadores, investidores e empreendedores famosos é real e nomes como Thiago Nigro, Carlos Magno, Nathalia Arcuri, Luiz Fernando Roxo e tantos outros comprovam que fortunas podem ser criadas do zero a partir de educação financeira, desenvolvimento pessoal e organização de tempo.

Os influenciadores mais importantes do setor financeiro do país usam suas redes sociais para promover conteúdos educacionais que encorajam milhões de novas pessoas a iniciarem as operações todos os anos em bolsas de valores do Brasil, exterior e criptomoedas. Em 2021, o número de investidores ativos na Bolsa de São Paulo atingiu 3,8 milhões e dados da B3 apontam que 60% desses investidores consomem conteúdos de finança através das redes sociais.

Veja quem são os principais influenciadores do setor financeiro no Brasil:

Thiago Nigro 

Fundador do canal Primo Rico, Nigro era sócio de uma empresa de assessoria de investimentos até vender sua parte no negócio, em 2017 – mais ou menos um ano após criar o canal que lhe deu fama. Atualmente, a sua empresa é conhecida como Grupo Primo e está em crescente expansão, incluindo a Finclass, uma plataforma de aulas sobre finanças e investimentos com alto nível de produção audiovisual, e a Staage, plataforma de marketing.

Nathalia Arcuri 

Nathalia Arcuri é a fundadora do Me Poupe!, a primeira plataforma de entretenimento financeiro do Brasil. Seu império, que inclui cursos de finanças, canal no YouTube, dois livros, podcast e conteúdo para blog e redes sociais, impacta mais de 21 milhões de pessoas por mês e faturou R$ 22 milhões somente em 2019. Com uma dose de humor, ela apresenta todo tipo de assunto sobre finanças de forma descomplicada.

Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um consultor financeiro especialista em inteligência financeira. Autor de 15 livros, incluindo “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, que deu origem à trilogia “Até que a Sorte nos Separe”, Cerbasi é considerado a maior referência brasileira em educação financeira e oferece palestras e aulas tanto para quem quer saber como investir na bolsa quanto para quem quer negociar dívidas ou saber como organizar a vida financeira.

Carlos Magno

Formado em Direito pela FMU, Carlos deixou a carreira de advogado para viver como investidor. Com 26 anos, tem uma história inspirada e sua fortuna foi criada do zero a partir de conteúdos educacionais de investimentos e uma alta rentabilidade em investimentos variados. Ele ministra uma das principais mentorias para novos investidores do Brasil, a ‘’MVI’’. Em 2021 ele figurou nas listas dos brasileiros que mais faturaram no ano.

Bruno Perini

Bruno Perini é o fundador do canal Você MAIS Rico que começou como um blog em 2013. Posteriormente, em 2016, virou também canal no YouTube. Ambos foram criados com a finalidade de aumentar a renda rumo ao 1 milhão. O canal possui mais de meio milhão de inscritos e Bruno também é muito forte no Instagram com cerca de 1,5 milhões de seguidores.