Pular para o conteúdo

6 dicas para viajar com tranquilidade na alta temporada

(crédito: divulgação istock)

No Brasil, a alta temporada corresponde aos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro. De modo geral, aqui coincide com as férias escolares e coletivas. Por conta disso, durante esta época, os destinos costumam estar mais cheios e os preços, mais altos.

Se você está pensando em viajar, mas não consegue fazer isso fora da alta temporada, não se preocupe. Reunimos algumas dicas para você aproveitar suas férias e ainda economizar no orçamento.

Pesquise com antecedência

A primeira dica não poderia ser outra. Por ser um período de alta procura, as hospedagens costumam se esgotar ou encarecer rapidamente; por isso, não deixe para fechar de última hora. Pesquise e reserve todos os serviços da sua viagem, desde passagens e passeios, com antecedência. Só assim você conseguirá garantir disponibilidade local e a certeza de que está fazendo um bom negócio.

Considere sair da rota comum

Uma dica valiosa para aproveitar suas férias durante a alta temporada é escolher destinos alternativos ou com fluxo contrário. Dessa maneira, você economiza e ainda diminui a probabilidade de pegar atrações turísticas lotadas. Alguns locais são mais visitados no verão e outros, no inverno, mas possuem belezas e atrações que podem ser exploradas em qualquer época do ano.

Se possível, viaje durante a semana

Os serviços de viagens são mais procurados entre as sextas e segundas-feiras; por conta disso, durante esse período, costumam ter valores mais elevados. Uma opção para economizar e ter mais tranquilidade na sua viagem é justamente escolher os demais dias da semana, entre terça-feira e quinta-feira.

Viaje em grupo

Muitas agências oferecem condições de pagamento e benefícios melhores em viagens em grupo. Por isso, convidar amigos ou familiares pode ser interessante financeiramente, além de ser divertido.

Economize com bagagem despachada

Despachar uma bagagem no aeroporto pode custar até R$ 140 em voos nacionais e mais de R$ 600 em voos internacionais, a depender da companhia aérea. Entretanto, se você comprar o serviço até 48 horas antes do voo, pode pagar até metade do preço por mala.  Por isso, verifique se a passagem que você comprou inclui a franquia; caso não, adquira com antecedência para garantir a economia.

Já quem pretende viajar de carro não tem esse problema. No entanto, uma boa dica é alugar ou comprar um bagageiro de teto, principalmente se o passeio for feito em família ou em grupo. Com o bagageiro, você economiza o espaço interno do veículo e consegue transportar com mais comodidade e segurança as malas.

Chegue cedo

Durante a alta temporada, com o aumento da movimentação, é normal que as filas sejam enormes, as ruas fiquem mais congestionadas e os check-ins nos aeroportos sejam mais demorados. Seja paciente, mas priorize chegar mais cedo nos lugares, para evitar situações de longa espera.

Inclusive, se possível, faça o check-in antecipado online. Além de confirmar as informações do voo, e principalmente verificar se houve alguma alteração na reserva – situação bastante comum durante a pandemia –, você também economiza tempo.

Além disso, nos passeios, colocar o celular para despertar mais cedo pode te ajudar a garantir aquela sonhada foto em um ponto turístico muito movimentado.