Pular para o conteúdo

O avanço no uso de dados por profissionais de marketing para o desenvolvimento de mídias mais assertivas

Foto de Kevin Ku no Pexels

Os dados se tornaram um componente essencial para os setores de marketing. Isso porque, a partir de informações levantadas junto ao público, os profissionais conseguem criar campanhas digitais, ou mesmo crossmedia, cada vez mais assertivas e eficientes.

Desde 2020, há uma busca incansável no sentido de coletar informações de alta qualidade e torná-las mais acessíveis, com base nos desejos dos consumidores. De acordo com 65% dos profissionais de marketing, a opinião dos clientes é o fator mais importante para as tomadas de decisões de companhias de todos os portes – essa porcentagem subiu 10% desde 2020, dada a relevância do assunto. As informações fazem parte do relatório Tendências & Previsões de Mídia 2022, da Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

Já o estudo Media Navigator – estratégias de dados para o crescimento de marcas, também da Kantar, revela ainda que 64% dos anunciantes acreditam que os dados de alta qualidade crescerão nos próximos anos e serão fundamentais para as marcas. Além disso, 76% das empresas buscam informações mais dinâmicas, dialogando e colaborando com agências para isolar as variáveis que podem trazer mais lucro para a companhia.

Em 2022, as marcas terão de controlar os dados disponíveis para tomar decisões criativas de forma mais rápida, gerando crescimento e se destacando diante da concorrência. Além disso, o uso de dados primários – que são coletados diretamente com os clientes – serão essenciais para as empresas melhorarem a relação com os consumidores e criarem campanhas voltadas para eles.

Para isso, as companhias também deverão investir em sistemas eficazes de segurança, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Dessa forma, passarão mais credibilidade aos clientes, que se sentirão confortáveis em compartilhar as informações pessoais.

Dentro desse cenário, valerá a pena firmar parcerias com consultorias e empresas de inteligência de dados. Essa união ajudará as empresas a compreender de modo eficiente quais tipos de anúncios os consumidores preferem e como criar mídias específicas da marca.

Saiba mais sobre esse tema e outros temas relevantes para 2022 no estudo Tendências & Previsões de Mídia: www.kantar.com/campaigns/media-trends-and-predictions-2022.

Sobre a Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.

Mais informações em www.kantar.com/brazil.