Pular para o conteúdo

Autonomia em todas as fases da vida? Sim, é possível!

 

De acordo com o IBGE, até 2060 o número pessoas com mais de 65 anos de idade deve quadruplicar no Brasil. Esse dado alerta para a necessidade da atenção aos cuidados especializados à essa população em todos os níveis sociais, especialmente na área da saúde. Já é possível verificar uma mudança no perfil dos maduros, que estão mais independentes e, muitas vezes, vivem sozinhos. A inserção de tecnologias assistivas e terapias ocupacionais proporcionam ainda mais autonomia para essa fase da vida.

Neste sentido, o Terapeuta Ocupacional torna-se essencial por compreender a atividade humana como um processo evolutivo e comprometido nas funções práticas do dia a dia, sempre em busca de uma melhor qualidade de vida, proporcionando a máxima independência e autonomia, seja no ambiente de trabalho, doméstico ou de lazer.

Muito além de avaliar o indivíduo e o ambiente no qual está inserido, o Terapeuta Ocupacional também é responsável por planejar e monitorar habilidades e capacidades funcionais, tornando a execução de atividades de vida diária adequadas ao momento de vida de cada um. E a tecnologia é grande aliada neste processo, contribuindo de forma prática para que essas atividades sejam mais fáceis e até mesmo possíveis, a partir de itens diversos que ajudam a manter, aumentar ou melhorar habilidades funcionais das pessoas em seu dia a dia.

A terapeuta ocupacional Larissa Carvalho, especialista credenciada na Bem te quero 60+, plataforma ribeirão-pretana pioneira em unir profissionais comprometidos com a longevidade ativa às pessoas que buscam por mais saúde, bem-estar, autonomia e independência na maturidade, destaca que a somatória entre tecnologia assistiva e terapia ocupacional proporcionam inúmeros benefícios ao longo da vida. Confira a lista preparada pela profissional:

1. Vida diária: melhora nas atividades cotidianas.
Ao longo da vida, o corpo muda. Os reflexos e a força muscular vão diminuindo e, às vezes, a visão pode ficar comprometida, criando uma combinação de risco para que acidentes domésticos ocorram. Com a terapia ocupacional, o profissional colabora de forma prática como o indivíduo pode se manter ativo e prevenir quedas em cada fase da vida, além de agregar a tecnologia às tarefas que parecem simples e podem se tornar menos complexas com equipamentos que facilitam sua realização, como uma escova de dente elétrica, por exemplo, minimizando problemas relacionados à saúde bucal.

2. Mobilidade, sim!
O olhar do terapeuta ocupacional ajuda a criar o espaço necessário para que pessoas com mais de 65 anos possam se movimentar dentro de casa com segurança, removendo móveis e obstáculos que possam atrapalhar locomoção dentro de casa. A instalação de barras de apoio em banheiros e corredores, por exemplo, contribui para que o deslocamento possa acontecer sem o auxílio de terceiros. Mas não é só isso, um olhar mais atento de um terapeuta ocupacional pode enxergar obstáculos e áreas de risco que passam despercebidos, tornado ambientes mais seguros, funcionais e confortáveis.

3. Saúde Mental, por favor!
Com o passar dos anos, esquecimentos podem ocorrer com maior frequência, mas eles não podem ser negligenciados. Consultas médicas regulares, alinhadas com atividades de Terapia Ocupacional contribuem para um indivíduo com corpo e mente saudáveis, a partir de atividades diárias que estimulam a mente e o raciocínio. A tecnologia é grande aliada na promoção de um aprendizado dinâmico e interativo.
 
4. Autonomia, independência e segurança.
Com maduros cada vez mais independentes, o monitoramento de atividades por meio de tecnologia assistida proporciona tranquilidade para familiares. Pulseiras que enviam alertas aos familiares quando o idoso cai, sistemas de monitoramento remoto e de comunicação, são alguns exemplos do emprego da tecnologia assistiva para acompanhar os maduros e promover maior qualidade de vida. Tudo isso se traduz em um maior bem-estar e segurança.

Para impulsionar uma vida com autonomia e independência, nasceu a Bem te quero 60+, que une tecnologia à experiência profissional de seus fundadores, oferecendo à sociedade uma variedade de profissionais capacitados de diversas áreas e especialidades para a realização de consultas, avaliações e exames preventivos, contribuindo para uma maturidade com qualidade. A plataforma é intuitiva e de fácil navegação. Disponibiliza todas as informações sobre o profissional e/ou serviço requisitado. Na Bem te quero 60+, familiares e maduros encontram ainda toda a infraestrutura para agendamento dos serviços especializados, além de conteúdos exclusivos sobre longevidade.

Saiba mais sobre a Bem te quero 60+
Idealizada a partir da experiência e da visão de futuro de seus dois médicos fundadores, Julia De Stéfani Cassiano e Vinícius Faria. A Bem te quero 60+ nasceu com o propósito de promover saúde e bem-estar para um público que deseja envelhecer mantendo-se ativo e com qualidade de vida. A plataforma une tecnologia e inovação em prol da maturidade com autonomia e independência.

Mais informações: www.bemtequero.com