Pular para o conteúdo

ONG abre vagas em cursos de empreendedorismo e de português para migrantes e refugiados

Aulas devem ocorrer no período noturno – Foto: Jhonny Plaza/Visão Mundial Brasil

A Visão Mundial, por meio do projeto “Ven, Tú Puedes!”, em São Paulo, está com vagas abertas para os cursos gratuitos de português e empreendedorismo. As aulas presenciais devem começar na segunda semana de fevereiro e atender 70 pessoas.

Migrantes e refugiados interessados podem entrar em contato com a organização pelos números (11) 97873-2401 ou (11) 97877-0442. Os colaboradores vão orientar sobre a matrícula, independente da situação migratória. A previsão é que as aulas ocorram à noite.

De acordo com a coordenadora do “Ven, Tú Puedes!” na capital paulista, Amanda Ferreira, os cursos fazem parte do processo de inserção social e econômica desse grupo em situação de vulnerabilidade no Brasil.

“O aprendizado sobre a comunicação na língua do país de acolhimento é fundamental para a compreensão de direitos e deveres, busca por inserção laboral e o estabelecimento de laços. Além disso, a formação profissionalizante ajuda no conhecimento sobre o mercado de trabalho local”, diz.

Amanda acrescenta que, até o mês de agosto, diversos cursos de português e profissionalizantes vão ser oferecidos à população migrante, como manicure e pedicure, marketing, venda, manipulação de alimentos e logística.

Sessões de orientações

Também em São Paulo são feitas as sessões de orientação, nas quais os participantes do projeto aprendem sobre leis trabalhistas e recebem dicas de entrevista de emprego.

A Visão Mundial considera esse processo importante, pois não visa apenas às vagas no mercado para os migrantes, mas os orienta sobre as diversas situações trabalhistas, o que inclui a exploração de mão de obra.

Para este ano, a organização criou o eixo de proteção, que tem por objetivo alertar esse público sobre possíveis violações trabalhistas. Eles aprendem como formalizar uma denúncia nos órgãos fiscalizadores.

“Essas orientações já ocorriam na primeira fase do projeto, mas tinham um foco mais na empregabilidade e direitos. Agora, vamos incluir conteúdos de questões humanitárias e protocolos de denúncia, para que eles saibam como proceder, caso existam essas violações”, destacou Amanda.

Até o ano de 2020, mais de 800 migrantes foram resgatados de trabalhos análogos à escravidão no Brasil, segundo o Governo Federal. Conforme o Ministério da Economia, São Paulo registrou, até setembro do ano passado, 135 pessoas em condições desumanas.

De 2017 a 2020, outras 14 cidades paulistas tiveram pessoas traficadas para fins de exploração de mão de obra, com destaque para Pontalinda (16), Pontal (8), Ribeirão Branco (8) e Itu (6). Já o município de Salto lidera entre os que mais receberam trabalhadores traficados, com 19 ocorrências.

Sobre a Visão Mundial

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidades.