Pular para o conteúdo

Estímulo musical pode ser chave para auxiliar crianças no aprendizado de novos idiomas

A psicóloga Leninha Wagner comenta o caso do menino prodígio Gustavo Saldanha, que aos 8 anos, já canta em três idiomas

Gustavo Saldanha ficou conhecido por sua grande inteligência e por suas habilidades musicais que impressionaram diversos meios de comunicação dentro e fora do Brasil. O menino, de apenas 8 anos, já toca 7 instrumentos e, recentemente, publicou em suas redes sociais um vídeo cantando em espanhol. O fato chamou atenção, pois, o espanhol já é a terceira língua na qual o pequeno consegue se expressar. “O Gustavo sempre gostou de outros idiomas. Com menos de um ano, o desenho favorito dele era um no qual o personagem ensinava de alguma forma inglês para as crianças” relata a mãe, Luciane Saldanha.

De acordo com ela, mesmo assistindo filmes e desenhos em outras línguas, Gustavo parecia não se incomodar com a falta de compreensão e optava por explorar novos idiomas sempre que possível. “Quando começou gostar dos Beatles, descobriu que eles haviam gravado algumas músicas em alemão e chegou a cantar trechos delas algumas vezes”, afirma Luciane.

A psicóloga Leninha Wagner defende que a música pode ser uma aliada no estímulo ao aprendizado de novos idiomas. “É uma prática pedagógica comprovada. Trabalha as habilidades sociais, treina a oralidade, a expressão através da emoção, imprime ritmo e trabalhando a psicomotricidade ampla, traz a repetição sequencial que forma memória através da melodia e cria uma nova forma de fixação. Apresentar um novo idioma através da música, aumenta o prazer da atividade através do lúdico”, explica.

A especialista chama atenção para a importância de aprender novos idiomas ainda na infância. “Na infância o cérebro está em franco desenvolvimento, a neuroplasticidade promove os processos de aprendizagem pela adaptação ao novo”, pontua. De acordo com ela, a superdotação de Gustavo, que tem um QI de 140, em conjunto com sua paixão musical contribuem para a facilidade no aprendizado de outras linguagens. “Juntar as duas coisas, um novo idioma através da música, para ele em especial, é extremamente prazeroso. Ele não terá limites, será, se assim desejar, ‘poliglota’”, afirma.

Além da música, a psicóloga acredita que existem outras formas de arte que podem ajudar no estímulo linguístico como jogos no idioma, imagens com os conceitos, filmes com áudio original, brincadeiras culturais como o halloween e a conversação com nativos. Apesar de ser uma habilidade ilimitada, Leninha alerta para a necessidade de uma rotina leve para as crianças. “Todo excesso gera prejuízo. É necessária a administração do tempo para que não gere tédio pela ociosidade nem estresse pelo excesso de tarefas diárias”, explica.

Sobre Gustavo Saldanha

Nascido em São Paulo, no ano de 2013, Gustavo Arias Saldanha, desde o primeiro momento, era uma criança diferente das outras. Ao passo que Gustavo ia crescendo, uma paixão por música começou a ser percebida pelos pais. Com 5 anos, por conta de uma apresentação escolar, o menino conheceu os Beatles e, no mesmo ano, começou a fazer apresentações cantando ao lado do presidente do Fã Clube Revolution, Marco Mallagoli. Em menos de 1 ano, o repertório de Beatles já englobava mais de 50 sucessos. Gustavo aprendeu a tocar violão rapidamente, começou a estudar guitarra, teclado, bateria, baixo, ukulele e outros instrumentos. Atualmente, o prodígio musical de 8 anos começou a expandir o repertório musical e segue se desenvolvendo rapidamente na quinta arte.

A tecnologia também fascina o menino e a união entre as duas paixões fez com que ele aprendesse a usar sistemas complexos como o Logic Pro, utilizado pelos músicos profissionais. Atualmente, o repertório do pequeno artista já supera mais de 100 músicas. Gustavo também já gravou 4 músicas autorais, se apresentou em Liverpool e já foi notado por grandes nomes da música mundial como John Fogerty, James Taylor, Gerald Alston e Brian Ray.