Pular para o conteúdo

No Dia Mundial do Câncer, veterinária fala sobre os benefícios da homeopatia injetável para tratar tumores nos pets

Dra. Ana Catarina Valle reforça que câncer animal atualmente é um diagnóstico, não uma sentença de morte

O dia 4 de fevereiro é a data marcada para lembrar o Dia Mundial do Câncer, doença que está entre as principais causas de morte em cachorros, gerando cerca de 5,3 mil óbitos para cada 100 mil peludos. Os dados são de estudos realizados nos Estados Unidos, mas números similares também podem ser encontrados no Brasil: segundo uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, um em cada cinco cães vai desenvolver câncer.

“Apesar de os dados assustarem os tutores, o câncer animal atualmente é um diagnóstico, não uma sentença de morte”, afirma Dra. Ana Catarina Valle, veterinária e Ph.D em Genética e Biotecnologia. Segundo ela, embora o câncer seja uma doença preocupante, ela assume diferentes formas e níveis de agressividade que variam dentro de diversos fatores como variação individual, estado nutricional do paciente, tipo de tumor, sua agressividade e estágio em que a doença foi diagnosticada. “Quanto mais cedo ocorre o diagnóstico, melhor será o prognóstico”, diz a especialista.

Dra. Ana Catarina revela que, atualmente, a Medicina Veterinária oferece recursos para os tutores cujo pet vem enfrentando o câncer. Trata-se da terapia Viscum album, que consiste em aplicações diárias, por meio de injeções, com intuito de estimular a imunidade e atacar as células do câncer. A especialista é uma das pioneiras da técnica no Brasil. “Este medicamento atua como citotóxico seletivo, contra as células tumorais e também age estimulando as defesas do organismo, sendo imunomodulador”, explica.

Doutora em Genética e Biotecnologia, a veterinária estudou o medicamento durante os quatro anos de seu doutorado, comprovando seus efeitos. “Tenho dedicado minha vida a trabalhos nessa área em busca de melhores soluções para cura e controle de doenças crônicas, associada a melhor qualidade de vida de pacientes que não encontram saída pela medicina convencional”. Ela revela que os resultados com a terapia Viscum album como tratamento complementar ou único para diversos tipos de câncer, independente do estágio da doença, são notáveis.

“A melhora da qualidade de vida obtida pelos animais com câncer como resposta ao tratamento é significativa, associada a uma maior sobrevida. Como o medicamento age estimulando as células no sistema imune, melhora o apetite, diminui a fadiga, melhora a qualidade do sono, ou seja,  promove de forma direta na qualidade de vida dos animais enfermos”.

A médica veterinária comenta o caso de uma cachorrinha, chamada Luna, que foi diagnosticada com mieloma múltiplo aos 11 anos. Até então, não existia em toda a literatura veterinária, um caso de cura ou regressão da doença, até que Luna passou pelo tratamento com Viscum injetável. Um ano depois, após ser submetida a novos exames,o inesperado foi comprovado: o mieloma havia regredido. Luna está viva até hoje, estando em sobrevida há 4 anos.

De acordo com a veterinária, se Luna tivesse passado por um tratamento convencional, teria poucas chances de sobreviver, conforme descrito na literatura convencional. Coma técnica inovadora, a cachorrinha ganhou uma segunda vida, o que significa mais tempo proporcionando alegrias para sua família. O câncer está entre as doenças que mais ocorrem entre cães e gatos com elevados índices de morte, principalmente pelo diagnóstico tardio. A terapia com Viscum álbum representa uma esperança para todos aqueles que amam os pets.