Pular para o conteúdo

Terapia na infância é benéfica?

Especialista apresenta os impactos no desenvolvimento dos aspectos sociais, emocionais e cognitivos das crianças

 

É na infância que desenvolvemos o emocional, a construção de visão do mundo, das pessoas e de nós mesmos, estamos em constante aprendizado nessa etapa. A terapia infantil contribui para que a criança possa entender e compreender o que se passa com ela. Além disso, o terapeuta tem como missão auxiliar os pais a trabalharem melhor as capacidades, sentimentos e evolução da criança.

A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Letícia Cavalcante, destaca que “Os psicólogos infantis são capazes de identificar comportamentos atípicos desde cedo, a detectar a raiz dos conflitos e desconfortos que possam estar impactando e causando problemas de aprendizagem, hiperatividade ou ansiedade, e auxiliar as crianças a lidarem com os traumas na primeira infância”.

Ela acrescenta que: “A infância é uma etapa importante do desenvolvimento neuro cognitivo, um período em que todos os acontecimentos refletem por toda a vida. Por isso, é preciso ficar atento ao bem-estar emocional, afetivo, psicossocial, cognitivo, e procurar ajuda e orientação. Pois a terapia infantil é uma oportunidade de auxiliar a criança a se sentir melhor, superar seus problemas, além de direcionar os pais da melhor forma para lidarem com esses cenários”.

Importante ressaltar que a criança não tem o discernimento do que sente para falar espontaneamente durante um atendimento psicológico. Sendo assim o profissional irá, de maneira lúdica, criar situações, brincadeiras que possibilitem interações de modo a encontrar os caminhos para aliviar as tensões, sofrimentos e tristezas.

“O profissional consegue entender as necessidades particulares e os motivos singulares de cada criança para que com a terapia ela tenha uma vida saudável e um desenvolvimento adequado. O ponto inicial é que desencadeia o sofrimento da criança, e a meta é auxiliá-la para encontrar os caminhos para sentir-se melhor”, acrescenta Letícia.

Quais os casos recomendados?

Crianças com dificuldade de relacionamento com outras da mesma idade, inconsistência com os membros da família, constantes apontamentos dos professores, dificuldade em manter a concentração, traumas de infância, timidez excessiva, agressividade, hiperatividade e depressão.

A maioria desses sintomas pode estar ligada a situações, como: mudança de escola ou de endereço, separação dos pais, falecimento de um ente querido ou até mesmo de um animal de estimação, entre outros.

Quais são as vantagens?

Entre os benefícios estão o autoconhecimento, autoestima, aumento do rendimento escolar, maior concentração, promoção da integração social da criança, eleva o potencial criativo, propicia o amadurecimento psicológico e o poder mental, reduz o excesso de tecnologia, o qual afeta a saúde mental de crianças, aumenta a capacidade de desenvolvimento de habilidades emocionais, influencia a construção de um relacionamento melhor com os pais e professores e ajuda a criança a compreender que na vida pode acontecer coisas que não queremos. Desenvolvendo e fortalecendo as soluções emocionais necessárias para lidar com situações difíceis.

 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.