Pular para o conteúdo

Saúde também é acessibilidade

Imagine controlar o computador só com movimentos de cabeça. O que parecia um sonho distante para pessoas com deficiência motora é, agora, uma realidade graças ao Colibri, um mouse de cabeça que ajuda pessoas sem movimento nas mãos a usarem o computador, um grande passo no processo de inclusão e autonomia. A solução já é utilizada e aprovada por centenas de pessoas e por nomes de peso, como a ex-atleta olímpica Lais Souza, que se acidentou em janeiro de 2014 e ficou tetraplégica.

A tecnologia, desenvolvida pela TiX, está chamando tanto a atenção que vai ganhar espaço nas telinhas. O Colibri é um dos selecionados para o Ideias à Venda, novo reality show da Netflix. E quem representa a TiX na competição é o CEO Adriano Assis, que acumula 13 anos de experiência com inovação em acessibilidade humanizada.

Sobre o Colibri

O Colibri é um mouse de cabeça sem fios, criado para que pessoas que não podem usar as mãos consigam controlar celular, tablet e computador apenas com movimentos da cabeça e gestos faciais. Ele é pequeno, leve, tem bateria recarregável e basta pareá-lo via bluetooth para começar a usar.

Além disso tudo, o Colibri é lindo! Por ser um produto vestível, cada usuário pode escolher a cor do aparelho e do óculos que o acompanha. Quem preferir, também pode prender o Colibri à armação de óculos que já usa. A acessibilidade do produto também é financeira, com opções de compra ou planos de assinatura, além do “Colibrino”, a versão do Colibri que qualquer pessoa pode construir em casa de graça.

O Colibri veio para revolucionar a maneira como as pessoas com deficiência são incluídas na sociedade, proporcionando autonomia aliada à inovação e impacto social.