Pular para o conteúdo

Tratamento oral contra câncer amplia possibilidade de cura, afirma médico oncologista

O tratamento contra o câncer ganha mais um importante aliado. O Senado Federal aprovou medida provisória que obriga os planos de saúde a cobrirem o uso de medicamentos contra os tumores cancerígenos de uso oral e domiciliar. “Isso faz uma grande diferença para os pacientes. Possibilita ampliarmos as opções de tratamento e, sem dúvida, vai aumentar as chances de cura”, ressalta o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, PhD em oncologia pela Universidade do Porto, Portugal.

Com a aprovação da medida provisória, os planos de saúde devem oferecer medicamentos antineoplásicos orais, indicados no tratamento contra o câncer, até dez dias após a prescrição médica. De acordo com o texto, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) terá 120 dias, prazo prorrogável por mais 60 dias, para concluir um processo administrativo e atualizar o rol de procedimentos que se encaixam nessa cobertura.

“A eficácia dos tratamentos orais são maiores e já podem atender aproximadamente 20 tipos de câncer. Esses medicamentos trazem ainda maior comodidade ao paciente, podendo ficar em casa para o tratamento. Nesse período de Covid-19, por exemplo, reduz a exposição do paciente aos riscos do vírus”, ressalta o oncologista Ramon de Andrade.

Para o professor, a aprovação chega em um momento muito importante por conta da pandemia. “Muitos pacientes adiaram o tratamento ou o serviço de saúde não conseguiu dar conta. Com mais essa opção, vamos avançar nos cuidados dos pacientes”.

 

Sobre Ramon Andrade de Mello

Pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra), Ramon Andrade de Mello tem doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).

O médico tem título de especialista em Oncologia Clínica, Ministério da Saúde de Portugal e Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). Além disso, Ramon tem título de Fellow of the American College of Physician(EUA) e é Coordenador Nacional de Oncologia Clínica da Sociedade Brasileira de Cancerologia, membro da Royal Society of Medicine, London, UK, do Comitê Educacional de Tumores Gastrointestinal (ESMO GI Faculty) da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (European Society for Medical Oncology — ESMO), Membro do Conselho Consultivo (Advisory Board Member) da Escola Europeia de Oncologia (European School of Oncology — ESO) e ex-membro do Comitê Educacional de Tumores do Gastrointestinal Alto (mandato 2016-2019) da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology — ASCO).

Dr. Ramon de Mello é oncologista do Hospital 9 de Julho e da High Clinic Brazil, em São Paulo, SP.

Confira mais informações sobre o tema no site.