Pular para o conteúdo

Como ter uma alimentação saudável com uma rotina agitada?

O dia a dia exige de nós energia física e mental, para isso nossa alimentação precisa ser balanceada de forma saudável. O grande dilema é ter tempo na correria para organizar nossa rotina de alimentação e não optar pelo fast-food. 

Mesmo em meio a agitação do dia a dia é importante manter bons hábitos e ter consciência sobre aquilo que usamos para nos alimentar.

Para começar é importante procurar um bom profissional da nutrição, que pode te passar exatamente quais nutrientes seu corpo mais precisa, fazendo um cardápio diversificado que atenda suas exigências.

A nossa rotina pede coisas rápidas, mas também saudáveis, então a organização e planejamento contribuirão muito para uma alimentação saudável. 

É preciso ter conhecimento sobre os principais grupos alimentares e suas propriedades, tais como, por exemplo:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Lipídios;
  • Fibras.

Neste artigo trouxemos 5 dicas de ouro para prezar por uma alimentação saudável mesmo com uma vida agitada.

Dicas para organizar o cardápio semanal

Em todos os setores das nossas vidas a organização é um ponto que precisa ser trabalhado para o máximo da eficiência. Em nossa rotina alimentar não poderia ser diferente, de forma que se organizando é possível garantir uma boa alimentação todos os dias da semana.

Planeje seu cardápio para a semana, pensando bem nas suas necessidades nutricionais e gostos. Uma alimentação saudável envolve variedade, muitas frutas e vegetais, além de grãos e produtos integrais.

Olhe com cuidado as etiquetas para produtos alimentícios, vendo sua composição e do que cada item que você consome é feito. Cuidado com produtos com muitos corantes e conservantes químicos que podem ter efeitos danosos para sua saúde.

Existem muitas vantagens e benefícios de preparar o cardápio da semana em um dia, pois para quem tem uma rotina agitada, cozinhar todos os dias é um desafio.

Pode estar certo que tirar um dia para preparar todas as refeições da semana pode ser mais vantajoso e prático do que você pensa. Ao fazer isso você ganha tempo em todos os outros dias da semana para se dedicar às suas atividades.

Rapidamente vai perceber como o horário do almoço começará a render mais, de forma que você terá mais tempo para fazer outras atividades.

Certamente se você fizer as contas de quanto gasta com refeições fora de casa, se surpreenderá com o dinheiro que vai embora para essa finalidade.

Com sua rotina alimentar em mente é possível fazer uma lista bem selecionada para ir ao supermercado, evitando gastos desnecessários e compras apenas por vontade do momento. Isso só trará mais economia para seu bolso.

Ao comprar uma caixa para pizza pré-assada pense bem sobre sua rotina alimentar, vendo se ela realmente se encaixa. Aliás, planejar o cardápio da semana é uma excelente forma de avaliar com rigoroso critério seus hábitos alimentares.

Organizando seus pratos da semana é possível definir uma alimentação mais variada e saudável. Certamente ficará mais fácil lidar com tentações, muito comum nos restaurantes nas vezes em que comemos fora.

Outro ponto que precisa ser considerado é o desperdício dos alimentos, pois vivemos em um cenário em que isso é preocupante.

Quando comemos fora é mais fácil colocarmos quantidades a mais em nossos pratos, podendo ser desperdiçada ou cometermos exageros desnecessários.

Preparar seu cardápio semanal é uma forma de colaborar com a sua dieta e com o meio ambiente. Para quem está de olho na balança e quer manter ou perder peso, ter suas refeições pré-planejadas também traz vantagens.

Com um planejamento e organização prévia você saberá o que está comendo em cada refeição, tendo certeza dos ingredientes usados e de sua qualidade.

Isso elimina as chances de exagerar nas porções também, pois as quantias são previamente pensadas. Com base nessas vantagens trouxemos 5 dicas para você organizar e preparar suas refeições. Confira!

  1. Faça um cardápio semanal simples para nortear

Como pontuamos, com organização é possível melhorar sua saúde e sua rotina, a fim de trazer benefícios. Com um planejamento de um cardápio simples para nortear sua alimentação durante a semana, é possível ter uma alimentação mais variada e saudável.

Isso evita que você consuma mais em locais como supermercados. Sem uma lista você pode comprar diversos itens desnecessários e se esquecer dos produtos para maquina de cafe que precisava.

Os restaurantes também são locais em que cometemos exageros normalmente, e você pode conseguir uma boa economia tendo seu cardápio semanal já estruturado.

  1. Reserve um dia da semana para preparar as marmitas de uma vez

Quando você separa um dia da semana para a preparação de suas marmitas você consegue mais tempo para suas atividades, como mencionamos.

Sabemos que nem sempre é possível se organizar para ter todos os alimentos preparados com essa antecedência, mas certamente conseguir organizar uma alimentação que permita esse pré-preparo trará vantagens para sua rotina.

Essa é uma estratégia eficaz para ter tudo pronto para todos os dias da semana, deixando tudo congelado. Além disso, a principal solução para se comer bem fora de casa gastando pouco, certamente é levar a própria comida.

Se você passa o dia todo na escola ou no trabalho, já deve ter parado para fazer as contas de quanto gasta em restaurantes. Além disso, nem sempre você tem os melhores ingredientes e o melhor modo de preparo dos alimentos.

Em casa você pode contar com seu espremedor de laranja automatico para ter sucos frescos e que você mesmo preparou.

Em muitos locais não se sabe as condições de higiene da cozinha, o modo com que os pratos são preparados e a procedência dos ingredientes.

  1. Separe lanches individuais para os intervalos

Além das marmitas, você pode separar pequenas porções de lanches para os intervalos, evitando a mania de “beliscar” outros alimentos nestes momentos.

Com saquinhos de oleaginosas e sementes você tem uma refeição boa para estes intervalos e horários que der fome.

  1. Sempre tenha uma lista

Quando você for ao supermercado, sempre tenha uma lista em mãos, com tudo que você realmente precisa comprar.

Nesses ambientes é importante estar atento à limpeza de supermercado, garantindo que os produtos que comprar são frescos e de boa procedência.

  1. Não leve alimentos a mais na bolsa

Certamente a tentação é sempre maior quando temos aquele pacote de bolachas guardado na bolsa, esperando para ser devorado. Evite guloseimas e alimentos que destoam de sua dieta convencional. A regra é simples: não compre e não carregue esses alimentos.

Alimentos práticos estando disponíveis, certamente serão consumidos, então tome cuidado com isso. Deixe as escapadas da dieta para o fim de semana, tendo um dia somente em que você se permite sair da dieta.

Para quem procura praticidade é importante considerar essas dicas que estamos dando neste artigo, sempre nos preocupando com sua alimentação.

Como preparar o cardápio semanal

Para colocar a proposta em prática de montar seu cardápio semanal, para sua rotina agitada em uma assessoria contabil ou qualquer outro setor que você atue, separamos mais algumas dicas.

Faça as contas

Antes de preparar seu cardápio semanal, considere quantas pessoas consumirão as refeições. Fazer cálculos como esse ajuda a evitar que você tenha desperdícios e exageros na hora de preparar os alimentos.

Observe se as sobras serão comidas no jantar ou se serão congeladas, sempre evitando o desperdício. Você pode pensar em meios de reaproveitar os ingredientes em novos pratos, o que ajuda a economizar dinheiro e tempo.

Adiante o seu trabalho

Com alimentos práticos como mistura para bolo sem gluten você pode adiantar a preparação de seus alimentos.

Compre frutas e legumes maduros para que possa consumir prontamente. Você pode deixar estes alimentos descascados e cortados em potinhos ou saquinhos para serem consumidos.

Existem legumes que podem ser cozidos e armazenados congelados, mantendo o sabor do alimento. Armazene as carnes e porções adequadas para o consumo, organizando sua geladeira com etiquetas de identificação e data, seja na geladeira ou no freezer.

Detalhes que fazem a diferença

Dê preferência para os recipientes de vidro para montar sua marmita. Alguns tipos de plástico liberam substâncias tóxicas para os alimentos quando são aquecidos, o que é prejudicial à saúde.

Mantenha seus pratos sempre bem refrigerados, estando atento às datas em que preparou os alimentos. Preste atenção em pratos que não devem ser temperados com muita antecedência, como as saladas que devem ser temperadas somente na hora do consumo.

Como montar o seu cardápio

Pensando como um empresa de brindes promocionais, trouxemos aqui um brinde, mostrando o que não pode faltar em uma refeição variada e nutritiva:

  • Folhas: vegetais de cor verde, como alface, rúcula e agrião;
  • Legumes crus e cozidos: beterraba, cenoura e rabanete;
  • Grãos: arroz e feijão;
  • Sementes: linhaça, quinoa;
  • Frutas: banana e laranja;
  • Proteína: carne vermelha, frango, peixe ou ovo.

Uma boa refeição balanceada é bem colorida, com uma boa variedade de nutrientes que garantem o bom funcionamento do organismo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.