Pular para o conteúdo

Construção e arquitetura: pandemia dita tendências de moradia em 2022

Minimalismo, integração de ambientes e espaço para o trabalho remoto são algumas das tendências que permanecerão como prioridades nos empreendimentos imobiliários a partir deste ano

Praticidade, conforto, relação com a natureza e bem-estar se tornaram prioridades para quem busca novas moradias, especialmente pelas consequências que a pandemia de Covid-19 trouxe à sociedade. Essa nova realidade impactou a forma como os setores de arquitetura, decoração e construção civil pautam seus projetos residenciais. Esses empreendimentos recém-lançados no país começam já se adaptaram a esse cenário de transformações. O home office e o modelo híbrido de trabalho, que devem se manter como uma tendência pós-pandêmica, impulsionaram essas mudanças e definiram um novo conceito de moradia ideal.

De acordo com uma pesquisa da consultoria KPMG, realizada com 287 empresas entre julho e agosto de 2021, 85% das organizações que migraram para o home office por conta da crise sanitária pretendem assumir um modelo de trabalho híbrido em 2022. Apenas 15% manifestaram a intenção de retomar totalmente o trabalho presencial. As empresas que optaram pelo regime híbrido se dividem quanto ao equilíbrio entre os dois sistemas: 29% devem seguir com home office duas vezes na semana; outros 29% pretendem manter o trabalho remoto três vezes por semana; 11% planejam manter as equipes em casa cinco dias por semana; 9% disseram que continuarão com o home office quatro vezes na semana e 7% apenas um dia por semana.

Nesse contexto, empreendimentos residenciais que oferecem espaços destinados ao trabalho remoto se tornam preferenciais para quem busca equilibrar a rotina de trabalho em casa e o lazer com a família. O edifício Jardins Serra, por exemplo, lançado pela Katz Construções no segundo semestre do ano passado, possui um exclusivo espaço W.F.H. (Work From Home), que conta com seis escritórios privativos que permitem reunir trabalho e qualidade de vida em um único lugar.

Segundo Daniel Katz, presidente da Katz Construções, a proposta do Jardins Serra é oferecer uma estrutura completa para as novas relações profissionais em que as pessoas tenham espaços de trabalho próximos à suas casas, porém sem interferências. “Essas mudanças no cotidiano em razão da pandemia, em que o consumidor hoje está mais interessado em bem-estar, conforto, boa localização e espaço, refletem o sucesso do empreendimento, que já conta com 50% das unidades vendidas”, avalia.

Já no ambiente interno, as tendências para este ano giram em torno da decoração minimalista, que elabora espaços que sejam funcionais e confortáveis, mas sem excesso de informação, e da integração de ambientes. A vantagem de conectar os espaços da casa é que, além de contribuir para melhora da iluminação e circulação de ar, essa proposta também valoriza mais os espaços sociais e ajuda a ampliar visualmente cômodos pequenos. E, para gerar um sentimento de amplitude do espaço e de integração com o exterior, as janelas que vão do piso ao teto são uma aposta certeira para deixar a moradia mais aconchegante.

Conexão com a natureza

A integração com o meio-ambiente é outra tendência para este ano. A necessidade de estar em contato com áreas verdes também é um reflexo desse momento em que as pessoas passam mais tempo dentro de casa. O condomínio fechado Reserva di Capri, projeto da Urbaville Urbanismo na cidade de Itabirito, foi especialmente pensado para atender a essa demanda.

“Em nosso lançamento na cidade de Itabirito conseguimos desenvolver um projeto diferenciado, com lotes integrados à natureza, com vistas panorâmicas em todos os lotes. O contato com a natureza também está presente nas áreas comuns e de lazer, que são muito amplas, ventiladas e abertas. O condomínio oferece, entre outras coisas, uma praça-mirante com espaço contemplativo ao lado de um espelho d’água. É um projeto diferente de tudo que a cidade já teve, que traz o que há de novo em arquitetura e urbanismo”, afirma Ana Carolina Campos de Oliveira, arquiteta da Urbaville.

Para o arquiteto Paulo César Lourenço, responsável pelo projeto do condomínio fechado Reserva Salvaterra, empreendimento que será lançado pela Urbaville em Juiz de Fora, a arquitetura e o urbanismo do local refletem as tendências do que podemos esperar de 2022 para as áreas e destaca que o conforto nunca foi tão buscado pelos clientes, que passaram a ter agora uma nova percepção de sua moradia.

Por meio do urbanismo e da arquitetura os moradores do condomínio Reserva Salvaterra terão uma área planejada especialmente para suprir seus anseios, com qualidade de vida, conforto e segurança: “Estar em um espaço como o da Reserva Salvaterra, que tem infraestrutura de qualidade, com iluminação e ventilação adequadas, contribuem sobremaneira para o conforto e felicidade das pessoas”, destaca Paulo Lourenço.

Lançamento

Pensando na necessidade dos consumidores e ainda seguindo essa tendência de espaço W.F.H. (Work From Home), dedicados para o trabalho remoto, a Katz Construções lançará ainda neste semestre de 2022 o ‘Edifício Joá’, empreendimento residencial que contará com uma sala de reuniões disponível para todos os moradores. Localizado no coração do Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte, o edifício, projetado pelo arquiteto Paulo Luso, contará ainda com a direção de arte do Zanini de Zanine, um dos principais nomes do design brasileiro.

Confira: telha de zinco preço