Pular para o conteúdo

Papilomavirus humano (HPV): como prevenir o câncer de colo de útero

Por Christina Souto Cavalcante Costa, Enfermeirta instrutora de Enfermagem do Senac Goiás (go.senac.br), doutoranda em Ciências da Saúde e Especialista em Saúde Coletiva

O HPV é o principal agente causador do câncer de colo do útero, transmitido na maioria das vezes pela atividade sexual. A precocidade da atividade sexual, múltiplos parceiros, higiene precária e baixa imunidade são alguns dos fatores que aumentam o risco do desenvolvimento da doença. O vírus se instala na pele, mucosas como vagina, vulva, ânus, boca, garganta, pênis e colo do útero.

Existem mais de 180 tipos de HPV. Alguns podem ocorrer cura espontaneamente, outros apresentam lesões precursoras chamadas de Neoplasias intraepitelial cervical (NIC), que sem tratamento podem evoluir para tumores invasivos.

É necessário a conscientização da população sexualmente ativa sobre a importância do autocuidado, a imunização, a colpo citologia onco parasitária (Papanicolau) e o uso do preservativo, que são as melhores maneiras para a prevenção.

Algumas dicas para a prevenir a contaminação pelo HPV:

1 – Reduzir número de parceiros(as) sexuais

2 – Vacinação para meninos e meninas conforme preconizados pelo Ministério da saúde (9 a 13 anos 11 meses e 29 dias)

3 – Uso de preservativo masculino ou feminino para todos os tipos de relações sexuais (oral, anal e genital), que previne o HPV e outras formas de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

4 – Para mulheres, assiduidade nas consultas ginecológicas

Diante do aumento do número de casos de HPV e câncer de colo do útero, a prevenção é a maior arma contra a doença. A responsabilidade pelo autocuidado da saúde é de cada um de nós

Cuide-se. Faça o exame preventivo, ele salva vidas.