Pular para o conteúdo

Chocolate: inimigo dos dentes?

O chocolate e seus derivados estão no topo da lista dos doces preferidos das pessoas. Essa guloseima tem em sua base açúcar e cacau, tornando o seu sabor irresistível, porém perigoso para a saúde bucal.

Quando o chocolate é consumido em excesso, somado a uma má-higiene bucal, podem contribuir para prejudicar a saúde do seu sorriso. Apesar disso, não é preciso cortar o doce da sua dieta, mas sim aprender a consumir com moderação.

Para que não haja risco para os seus dentes, o doce não pode ser consumido em excesso ou com frequência,pois essa ação pode favorecer a desmineralização dos dentes e o surgimento de cáries.

Por outro lado, quando o doce é consumido em doses moderadas, pode até se tornar um aliado da saúde, pois é um alimento rico em proteínas, cálcio e fosfatos, minerais que ajudam a proteger o esmalte dos dentes.

As crianças costumam ingerir mais chocolates e doces em geral, por isso é importante levá-las periodicamente a um dentista infantil. Assim será possível evitar que problemas mais graves ocorram devido ao consumo excessivo de doce. 

O chocolate pode causar cáries?

O consumo de chocolates e outros doces costuma ser associado ao surgimento de cáries, entretanto, os doces não são sozinhos os grandes vilões da saúde bucal.

O chocolate sozinho não é capaz de causar as cáries.

Dessa forma, para que o chocolate possa fazer algum mal para os seus dentes, é preciso que ele seja consumido em altas doses e que esteja associado à uma má-higiene oral.Ou seja, é preciso realizar uma boa escovação após consumir o doce.

Para prevenir o surgimento de cáries, basta seguir algumas dicas simples, como:

  • Escovar os dentes regularmente;
  • Usar o fio dental todos os dias;
  • Beber sempre bastante água;
  • Evitar fumar cigarros;
  • Visitar um dentista para canal regularmente;
  • Trocar a escova de dentes periodicamente.

Por isso, quando bater aquela vontade de comer chocolate, pode consumir sem culpa. Basta lembrar de seguir as dicas acima todos os dias, além de dar preferência para os tipos de chocolate mais saudáveis, com baixo teor de açúcar.

Quais são os melhores tipos de chocolate?

Os melhores tipos de chocolate são o amargo e o meio amargo, isso porque esses dois tipos contém menos açúcar e, por isso, produzem menos ácidos que possam prejudicar a saúde bucal e o esmalte dos dentes.

Além disso, dê preferência para consumir o chocolate logo após o almoço, pois assim é certo de que você não esquecerá de escovar os dentes.

Porém, é preciso se atentar e não escovar os dentes logo em seguida a ingestão do chocolate.

Isso porque quando acabamos de comer, o pH da nossa boca fica ácido, o que aumenta as chances da proliferação de bactérias, o que pode contribuir para a formação de cáries e a erosão dos dentes.

O recomendado por um dentista especializado em periodontia, ou de outras especialidades, é esperar cerca de 30 minutos após terminar a refeição para poder realizar a higienização bucal de maneira correta.

Outro tipo de chocolate recomendado são os sem recheios, pois eles grudam menos nos dentes, o que facilita a remoção durante a escovação. Nesse mesmo sentido, os chocolates branco e ao leite são os menos recomendados, pois são os que mais possuem açúcar.

Dar preferência para o tipo de chocolate mais saudável é importante para evitar que problemas bucais possam prejudicar a saúde do seu sorriso. Mas mesmo tomando esses cuidados, é importante visitar um dentista especialista em gengiva periodicamente.  

Dicas para manter o seu sorriso saudável

Parar de consumir chocolate e outros doces pode não ser tão fácil assim.

Apesar de não precisar abrir mão dos doces no seu dia a dia, é necessário ter cuidado com os excessos e também com a sua higiene bucal.

Realizar uma boa escovação para eliminar a placa bacteriana e minimizar os impactos do açúcar na sua saúde bucal é fundamental. O recomendado é escovar os dentes sempre após realizar uma refeição, ou pelo menos três vezes ao dia.

Por fim, o uso diário do fio dental e realizar a escova com movimentos corretos também são passos fundamentais. Havendo dúvidas sobre como realizar esses processos, procure um dentista especialista em implantodontia para maiores informações.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.