Pular para o conteúdo

Bolsinhas na pele da pálpebra? Você já ouviu falar em Xantelasma?

O Xantelasma (ou xanteloma) é uma doença que se caracteriza com o aparecimento de bolsas amareladas e salientes e que ficam nas pálpebras.

Diante disso, o problema não é considerado uma doença, mas a manifestação de um distúrbio do metabolismo.

Causas do xantelasma

Estas bolsas aparecem nas pálpebras e possuem colesterol e lipídeos e tem ligação com as mudanças dos lipídeos sanguíneos e do metabolismo que pode ser pela diabete, cirrose, doenças de metabolismo e algum tipo de câncer.

Devido ao nível elevado de colesterol os macrófagos aumentam e facilita o acúmulo de gordura. Em dois terços dos pacientes o valor do colesterol pode estar anormal, assim os macrófagos engolem gordura e não conseguem eliminar, por isto, elas são transformadas em células de gordura que acabam acumulando na superfície da pele.

Estas lesões não somem mesmo com a redução dos níveis de colesterol, por isto é preciso fazer procedimentos médicos, já que incomodam em relação à estética.

Sintomas do xantelasma

Os sintomas do xantelasma incluem lesões planas ou salientes e amareladas e pode apresentar 7,5 cm de diâmetro, do que uma pele normal.

De acordo com a médica dermatologista Dra. Juliana Toma, “com coloração amarela ou castanha e bordas finas elas são macias quando tocadas, porém, pode causar sintomas de incômodo de forma estética devido à localização, já que pode atrapalhar a visão”.

“Esta lesão pode surgir em qualquer parte do corpo, mas são frequentes nas pálpebras, cotovelos, articulações, tendões, joelhos, mãos, pés e nádegas”, afirma a médica.

Diagnóstico

O diagnóstico do xantelasma é feito de forma clínica conforme detalhe das lesões, por isto, é importante observar o histórico do paciente, para saber se tem algum distúrbio.

Em todo caso é feito uma biópsia para procurar anormalidades lipídicas, para saber se possui histórico de doenças que pode provocar xantelasmas. Para diagnóstico é feito inspeção e pela palpação da lesão, além da biópsia.

No entanto, caso os nódulos sejam novos é preciso fazer testes laboratoriais de sangue assim é possível dosar os níveis sanguíneos de glicose, lipídios e das substâncias que possuem relação com o funcionamento do fígado.

No geral o diagnóstico com biópsia pode ajudar, a saber, se existe depósito de gordura.

Tratamento

O tratamento pode ser feito por meio da remoção das lesões, por isto, pode ser feito uma aplicação de substâncias cáusticas, fazendo a cauterização química, com laser, ou pela retirada cirúrgica através do fechamento por sutura (pontos), segundo a médica dermatologista.

O tipo de tratamento vai variar de acordo com o dermatologista escolhido, já que isto varia conforme a extensão das lesões e das características de cada caso junto com os tratamentos das doenças de base.

Como prevenir

O controle das taxas sanguíneas e de lipídeos de sangue como o colesterol e triglicérides e outras enfermidades como diabetes e cirrose ajudam a reduzir as lesões.

Complicações

As complicações possíveis do xantelasma são decorrentes as alterações metabólicas e resultam no depósito de gordura do organismo e pode indicar risco para doenças cardiovasculares.

Em todo caso, o xantelasma indica insuficiência hepática, por desregulação do metabolismo lipídico, sendo assim é importante manter o controle do colesterol e de triglicérides.