Pular para o conteúdo

Sensação de urgência para ir ao banheiro pode indicar problemas de saúde

A hidratação constante é necessária para o funcionamento do organismo, porém alta frequência de micções não é normal

A hidratação constante é necessária para manter o funcionamento ideal do organismo e, com isso, a vontade de ir ao banheiro se torna frequente, porém, especialistas alertam: o normal é urinar de cinco a oito vezes por dia. Uma frequência maior do que essa pode indicar problemas de saúde como incontinência urinária, hiperplasia da próstata ou até mesmo doenças relacionadas ao diabetes.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras, Lívia Conegundes, a regularidade entre as micções interfere na qualidade de vida e está relacionada a quantidade de líquidos ingeridos durante o dia. “Os hábitos de vida, sexo e idade, influenciam nessa quantidade que deve ser ingerida. Pessoas que praticam atividade física transpiram mais do que aquelas que permanecem em repouso, por isso, precisam consumir mais líquidos para repor o que é eliminado pela transpiração e respiração”, explica a docente.

A sensação de urgência para urinar pode representar algum dos sintomas do trato urinário inferior (STUI), que, segundo estudo apresentado pela Sociedade Brasileira de Urologia, são a reclamação de 40% dos homens e 59% das mulheres com mais de 40 anos – a incidência é maior no público feminino, que tem a uretra mais curta (de três a seis centímetros). Grávidas e parturientes também vivenciam esse quadro de sensibilidade por conta de alterações na musculatura pélvica.

Os sinais de descontrole são indicativos de condições como a Bexiga Hiperativa, quando o desejo de ir ao banheiro é súbito e constante durante o dia e a noite, e com a hiperplasia prostática benigna (HPB), quando há um aumento benigno da próstata, que pressiona a bexiga do paciente e causa vontade frequente para urinar. “Há várias razões que podem levar à urgência de ir ao banheiro, normalmente o problema surge por conta do envelhecimento, em que ocorre a diminuição da capacidade de armazenamento e alterações no tônus muscular da bexiga. Muitas pessoas por vergonha ou falta de informação deixam de procurar por tratamento, o que acaba por limitar as atividades sociais das pessoas”, afirma Lívia. 

DIABETES

Um dos possíveis quadros de diabetes impede a capacidade dos rins de absorver toda a glicose filtrada pelo corpo, o que faz com que esse tipo de açúcar seja eliminado junto a uma grande quantidade de água. Essa situação é denominada de poliúria, um aumento na frequência de micção que provoca desidratação no indivíduo. “Há casos em que o paciente pode apenas ajustar seu consumo de água para evitar ir ao banheiro urinar com muita frequência, mas essa recomendação deve sempre partir de um profissional da saúde”, aponta a docente.

CUIDADOS

A coordenadora recomenda que o paciente não deve, em hipótese alguma, deixar de se hidratar ou segurar a vontade de fazer xixi. “A orientação é que sejam consumidos cerca de 2 litros de água por dia, mas é importante analisar as causas da necessidade constante de urinar e não diminuir a hidratação. Se a pessoa vai ao banheiro mais do que 8 vezes por dia e urina pequenas quantidades a cada vez que vai ao banheiro, é importante buscar a ajuda de um profissional especializado”, afirma a Lívia.

Para manter a saúde do trato urinário, é importante ter atenção a bebidas alcoólicas, adoçantes artificiais e sucos ácidos. “A pessoa pode evitar alimentos e as bebidas que irritam a bexiga e aumentam a quantidade de urina como a cafeína, os chás, as bebidas alcoólicas, os refrigerantes, o chocolate e os alimentos apimentados. Outra dica é seguir um horário para ir ao banheiro e assim estimular o controle do órgão”, completa.

Sobre a Faculdade Pitágoras   

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em mais 1.900 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações, acesse o site