Pular para o conteúdo

O mercado de investimentos no Brasil: o que você precisa saber

Desde 2020, o número de investidores no Brasil tem crescido exponencialmente. Um levantamento divulgado no início deste ano mostrou que, nos últimos 12 meses, a Bolsa de Valores registrou um crescimento de 56% no número de investidores no mercado de capitais.

As modalidades de investimento são diversas. É possível investir em criptomoedas, ações, Forex, CFDs, ETFs e muitos outros ativos. Plataformas especializadas em investimentos oferecem diferentes instrumentos financeiros para que o investidor escolha aquele que mais se adequa ao seu perfil.

Uma dessas plataformas é a A AvaTrade, a qual oferece inúmeras possibilidades de escolha. Uma opção bastante popular entre os investidores é Negociar CFD na AvaTrade, em razão do acesso fácil que proporciona ao mercado global, além de garantir flexibilidade, alavancagem e custos reduzidos.

Leia o nosso artigo para entender melhor as diferenças entre as principais classes de ativos.

Instrumentos financeiros

Instrumentos financeiros – existem diversos tipos, bem como diferentes classificações que os agrupam – são ativos cujo valor deriva de um acordo contratual. No mercado financeiro, os instrumentos são os investimentos que têm o poder de gerar rentabilidade.

CFDs

Contracts For Difference (CFDs) são todos os instrumentos financeiros que podem ser negociados a partir da diferença de valores de um investimento. Essa diferença é referenciada na movimentação, ou seja, o momento de compra e o momento de venda.

Os CFDs podem ser de ações, índices, criptomoedas e commodities. Ao negociar CFDs, o investidor pode movimentar qualquer um desses instrumentos sem de fato chegar a possuí-los. Quando investe em um CFD de ação, por exemplo, o investidor tem um contrato com uma corretora, e não a ação em si. A partir desse contrato, as oscilações do valor da cotação da ação são espelhadas para o investidor.

Criptomoedas

A criptomoeda é uma moeda digital armazenada por meio da tecnologia blockchain, que grava e criptografa todos os dados de transações. Todas as transações são virtuais, isto é, as criptomoedas não existem fisicamente. Portanto, essas negociações não dependem, por exemplo, de uma instituição bancária intermediária.

As transações são feitas por meio de um código, que tem até 35 caracteres alfanuméricos. A cotação de valor das criptomoedas segue as mesmas regras de mercado: quanto maior a demanda, maior o valor. Uma das primeiras criptomoedas a serem criadas foi o Bitcoin, a mais conhecida hoje em dia. No entanto existem, hoje, cerca de 3 mil tipos de criptomoedas.

ETFs

Exchange Traded Fund (ETF) é um fundo de índice, ou seja, fundo de um investimento negociado na Bolsa de Valores. Pode ser um fundo de ações, títulos, e até mesmo criptomoedas. Os ETFs de Bitcoins, por exemplo, costumam ser uma opção de investimento atrativa para novos investidores.

Outros ETFs bastante populares são os de ações, que costumam ser investimentos de menor risco. O Exchange Traded Fund é considerado, portanto, uma porta de entrada para o universo dos investimentos. O dinheiro investido nessa modalidade é diversificado em vários setores, o que significa que ele poderá ser aplicado em diferentes ativos financeiros.

Existem, ainda, diversos outros tipos de instrumentos financeiros e modalidades de investimento. Ultimamente, com as taxas de juros e a Selic em alta — o que impacta fortemente o setor imobiliário, por exemplo —, o mercado de investimentos representa uma grande oportunidade para os brasileiros.