Pular para o conteúdo

Receita de sal verde: uma alternativa para temperar com menos sódio e manter o sabor da comida

Você sabia que a quantidade de sal na comida pode influenciar diretamente a saúde do coração? Apesar de ser complicado controlar as famosas “pitadinhas” desta iguaria durante as refeições, o consumo regular de sódio precisa ser reduzido para manter em equilíbrio a pressão arterial. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente a hipertensão arterial é a doença cardiovascular mais frequente no Brasil. Neste caso, já pensou em uma alternativa para temperar pratos com muito menos sódio? O sal verde, preparado com especiarias naturais, pode ser a solução.

De acordo com a nutricionista da Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), maior clínica multidisciplinar do Brasil, Nathália Guimarães (@nathaliaguimaraes_nutri), o sal verde pode ser utilizado no lugar do sal comum em diversas preparações e pratos, principalmente em saladas, arroz, massas, carnes, vegetais e sopas. Além de aromático, costuma agradar a todos os paladares. “Esse tipo de sal contém 4 ervas poderosas que auxiliam pessoas com hipertensão por terem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e ajudam na digestão”, explica a profissional.

Ainda segundo Natália, o sal verde é capaz de auxiliar no combate do estresse oxidativo e radicais livres, bem como agir beneficamente na inflamação sistêmica e na homeostase de minerais no corpo. “Além da redução do teor de sódio por gramatura, a pessoa também estará introduzindo em seu corpo outros minerais importantes que ajudam na redução da pressão arterial”, ressalta.

Confira a receita completa para fazer o sal verde em casa:

RECEITA: SAL VERDE

INGREDIENTES:

10 g de alecrim desidratado

25 g de manjericão desidratado

15 g de orégano desidratado

10 g de salsinha desidratado

45 gramas de gergelim tostado

100 g de sal grosso marinho ou sal grosso rosa ou flor de sal.

MODO DE PREPARO:

  1. Tostar o gergelim em temperatura baixa por 10 a 15 minutos no forno ou forninho elétrico. Esperar esfriar.
  2. Coloque o sal e o gergelim no processador com a lâmina S e bata por apenas alguns segundos.
  3. Adicione todas as ervas e processe novamente por alguns segundos.
  4. Coloque em um pote de vidro com tampa hermética.
  5. Não necessita ser armazenada na geladeira. Essa mistura tem validade de 3 meses.

OBS: Cada 5 gramas de sal verde (1 colher de chá) têm 8 calorias.

Fonte: Nathália Guimarães da equipe NUTRINDO IDEAIS é nutricionista clínica integrativa e funcional, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Esportiva Funcional e com formação em Psiquiatria Nutricional, além de ser palestrante e pesquisadora.